MV Bill: quatro discos na carreira| Foto: Divulgação

Discutir ou, simplesmente, re­­lembrar as injustiças sociais são marcas características do trabalho de MV Bill. Mas, em Causa e Efeito, seu quarto disco, lançado hoje na apresentação que faz a partir das 22 horas no Yankee American Bar, o rapper carioca trata também de outros temas nem tão mais leves assim – o amor entre eles.

CARREGANDO :)

O álbum conta com participações especiais de Chuck D, líder do grupo de rap norte-americano Public Enemy; Chorão, da banda Charlie Brown Jr. e Kmila CDD, irmã de MV Bill, com quem inclusive divide algumas rimas.

O carioca encontrou na fusão entre o rock e o hip-hop a fórmula para inovar sua sonoridade e estabelecer novos parâmetros para a própria música. Em Causa e Efeito, Bill mantém a proposta – agora temperando o som com bases de saxofone e violino. O álbum marca uma retomada de Traficando Informação, primeiro trabalho por uma grande gravadora, que completa uma década – com três faixas extras, este disco é, na verdade, uma reedição de CDD Mandando Fechado, de 1998. O novo disco também transporta o rapper de volta às suas raízes. Mais especificamente à comunidade de Cidade de Deus, onde nasceu.

Publicidade

Inquieto, o artista leva sua men­­sagem por outros meios. É dele o documentário Falcão – Meninos do Tráfico, lançado em 2006, e o livro Cabeça de Porco (2005), escrito em parceria com Celso Athayde e Luiz Eduardo Soares. Em todas essas obras, o mote é a denúncia crua e precisa da condição de vida de jovens e adultos das favelas, ainda mais aqueles envolvidos com o tráfico de drogas.

Serviço:

MV Bill. Yankee American Bar (R. Bispo D. José, 2.160), (41) 3342-1001. Dia 15, às 22 horas. Ingresso: R$ 24.