• Carregando...

As primeiras imagens do documentário Visita Íntima são da Penitenciária Central do Estado do Paraná, a 40 quilômetros de Curitiba. A diretora Joana Nin fez um filme que fala do presídio pela tangente. Ela não entrevistou os detentos e nem mostrou suas celas. O interesse está nas histórias das mulheres dos homens encarcerados. Conhecemos a vida da prisão pelos depoimentos de algumas delas. Uma da entrevistadas é fiel a um marido preso há 31 anos. Outra é analfabeta e regularmente recebe cartas de amor de até sete metros de comprimento. O curta, um dos mais interessantes filmes paranaenses do último ano, abre a 1.ª Mostra de Cinema Contemporâneo Brasileiro e Latino, amanhã, às 20 horas, no Centro de Convenções de Curitiba.

Em seguida, será exibido o documentário longa-metragem Do Luto à Luta, de Evaldo Mocarzel, sobre vítimas da síndrome de Down. Em Recife, no Cine PE – Festival do Audiovisual, o longa levou sete prêmios, incluindo o de melhor filme. Inédito por aqui, o documentário será exibido com apenas três dias de diferença em relação ao Festival de Gramado – e com a presença do diretor.

Mocarzel é também um dos professores convidados da Escola Superior Sul-Americana de Cinema e Televisão (Cinetvpr). Viabilizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior por meio da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), instituição estadual, a escola será aberta às 14 horas de amanhã, no Parque Newton Freire-Maia, no município de Pinhais, região metropolitana de Curitiba, em uma aula inaugural que será ministrada pelo governador Roberto Requião. É a primeira escola superior de cinema do estado. A primeira turma, com 30 alunos, inicia as aulas na próxima semana.

Outro longa nacional da mostra é o também inédito No Meio da Rua, de Antônio Carlos da Fontoura, sobre amizades de crianças de diferentes universos sociais. Os atores-mirins da produção também levaram prêmios no festival de Recife.

O filme cubano Roble de Olor estréia, no dia 23, as participações latinas no evento. A produção, dirigida por Roberto Lopéz, se passa no século 19, quando uma bela mulher procedente de Saint Domingue (Haiti) muda-se para Cuba. Outras participações estrangeiras são o argentino Buenos Aires 100 km, de Pablo José Meza, uma história sobre adolescentes e seus ritos de passagem, o despertar do sexo e a rebeldia contra a instituição da família. A produção peruana El Destino no Tiene Favoritos, de Alvaro Velarde, é uma comédia sobre um casal rico que cede a casa para as gravações de uma novela popularesca quando os limites entre a realidade e ficção do programa televisivo começam a se confundir.

A coordenação da mostra é da atriz e produtora cultural Ítala Nandi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]