Se depender dos bastidores da série, gravada em seis semanas num casarão no Cosme Velho, no Rio de Janeiro, o clima divertido que fez milhões de telespectadores irem ao cinema também será levado para a televisão. Versão de Se Eu Fosse Você, a atração que leva o mesmo nome do longa-metragem já tem estreia prevista para outubro, na Fox. No lugar de Tony Ramos e Gloria Pires estão Heitor Martinez e Paloma Duarte. Mas a nova dupla de protagonistas garante: está mais que à vontade nos novos papéis.
"Foi um processo muito louco achar um homem dentro de mim, mas foi rápido. Tive um apoio fundamental do Paulo Fontenelle [diretor da série], ele é muito seguro. E quando achava que estava usando gestos muito femininos, perguntava ao Heitor como carregar mais", conta Paloma.
Premissa
Produtora executiva da série, Valkíria Barbosa conta que a ideia era manter a premissa do filme um casal que troca de corpos e passa a viver a rotina um do outro , mas também apresentar uma história diferente.
"Queríamos contar uma outra história, com outros personagens. Fica difícil segurar um seriado com apenas dois atores centrais. Estávamos preocupados com a seleção do elenco, porque o casal principal tinha que ser muito afinado. Mas, quando juntamos a Paloma com o Heitor, tivemos certeza de que eles eram perfeitos para os papéis", conta Valkíria, adiantando a trama. "O enredo começa numa leitura de testamento do doutor Demócrito, avô de Clarice (Paloma) e sócio de Heitor (Martinez) num escritório de advocacia. Ele deixa para a secretária, Donatela (Rosane Gofman), com quem tinha um caso, um apartamento na Avenida Atlântica, em Copacabana. Para a neta, metade do escritório. A outra metade já era de Heitor, que ganha apenas duas estátuas. E são justamente essas estátuas que fazem com que os dois troquem de corpo."
O roteiro foi escrito a oito mãos por Leandro Matos, Saulo Aride, a roteirista Carol Castro e o diretor, Paulo Fontenelle. Não faltam participações, como a da atriz Bianca Rinaldi. No set, no último dia de gravações, o ambiente era descontraído. Entre um "luz, câmera e ação" e outro, Paloma entoava um repertório diverso de canções.
"É até curioso dizer isso, porque tenho tanto tempo de carreira, mas esse foi dos trabalhos que mais me deram prazer de fazer nos últimos 15 anos. Pela personagem e pelas pessoas envolvidas, a gente teve uma relação muito gostosa", comenta Rosane, vista recentemente na tevê na novela Amor Eterno Amor.
Paloma comemora a presença da atriz no set. "Eu e Heitor brincávamos dizendo que a Rosane, que é um show, e o Saulo [Rodrigues, que interpreta Toninho, melhor amigo de Clarice], que dá um banho, roubariam a nossa cena."
Missão
Mas tal missão seria difícil. Paloma e Heitor, que passam a maior parte da temporada na pele um do outro, mostram estar familiarizados com a nova função. Os últimos trabalhos da dupla na televisão foram na Record: eles contracenaram em Máscaras, de Lauro César Muniz. Heitor confessa que, inicialmente, reagiu com medo ao convite para trocar de corpo com a colega.
"Era um desafio não cair na caricatura de um gay, já que teria pouco tempo para me preparar [ele foi recrutado no final de abril]. Mas o Paulo foi me tranquilizando", diz o ator.
A afinação foi mesmo conseguida a toque de caixa, diz Paulo Fontenelle. "Tivemos só uma semana de ensaios, mas foram encontros muito produtivos", pontua o diretor, que diz não ter receio de ser comparado a Daniel Filho, que assina os dois filmes da franquia nos cinemas. "Isso nunca passou pela minha cabeça, sou super admirador do Daniel. Seria prepotência querer me comparar a ele."
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura