A Farsa do Boi ou o Desejo de Catirina mistura boi-bumbá com commedia dell’arte| Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo

Rir é inevitável diante de A Farsa do Boi ou o Desejo de Catirina, da Serial Cômicos. A peça, que estreia no Festival de Curitiba, no Cavalo Babão do Largo da Ordem, mistura elementos do folclore brasileiro (o boi-bumbá) com a commedia dell’arte. A intenção do espetáculo, segundo o diretor Thadeu Peronne, é fazer o público rir. "Quando a Mazé [Portugal, outra diretora do grupo Serial Cômicos] falou desse texto, a ideia era levar o teatro para a rua, levar alegria para a rua".

CARREGANDO :)

De autoria do paraense Adriano Barroso, o texto, segundo Mazé Portugal, faz rir com as falas de "personagens que vêm do povo", segundo Peronne. Seu Gumercindo, pai de Catirina, é o típico fazendeiro. Catirina encarna a mocinha e Nego Chico é o típico empregado apaixonado. E tem a Matita Pereira, "um ser da floresta". "Há quem diga que era uma coruja que virava mulher. Um ser folclórico, quase como a Caipora", diz.

Toda a peça acontece ao redor do desejo de Catirina, que deseja a língua do boi da família, pois tem ciúmes do carinho que os pais têm com o animal. Pensando nisso, pede para o Nego Chico – que é apaixonado por ela – matar o boi e tirar a sua língua.

Publicidade

Nego Chico faz então alguns pactos com Matita Pereira, que lhe dá uma flecha para enfiar no rabo do boi e assim retirar a língua. Em troca, o ser da floresta pede a alma do empregado. Mas o boi não morre, apenas adoece. Começa então a confusão, que envolve até pajelança, para salvar o boi.

A commedia dell’arte surge da vontade de Peronne inserir elementos característicos na montagem, como figurino e adereços. Roberto Innocente foi então convidado, como especialista, para ajudar. "Tem horas que eu até deixo o Roberto dirigir algumas cenas, porque cada um acrescenta algo na peça", diz Peronne. A música é tocada ao vivo pelos próprios atores. Além disso, é um espetáculo cheio de onomatopeias.

O Serial Cômicos espera que o público se divirta porque, afinal, a ideia de A Farsa do Boi ou o Desejo de Catirina é agradar àqueles que se interessam por teatro com a chance de ver uma boa peça gratuitamente.

Serviço

Confira a programação no Guia da Gazeta Online: www.gazetadopovo.com.br/guia

Publicidade