A direção artística do show de Joyce Cândido é de Bibi Ferreira| Foto: Divulgação

Programação

Saiba o que está na programação de hoje do Festival de Música de Londrina:

18h15

Piano a 4 mãos

Estela e Marcelo Caldi. Os músicos vão tocar composições de Bizet, do argentino Carlos Guastavino e Ravel.

Local: Teatro Zaqueu de Melo.

19h

Viola caipira

Local: Royal Plaza Shopping.

20h30

Grupo de Choro de Brasília

Léo Benon (cavaquinho), Valerinho Xavier (percussão), Sérgio Morais (flauta) e Fernando César (violão) apresentam obras de Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Jacob do Bandolim, Zequinha de Abreu e Ernesto Nazareth.

Local: Teatro Crystal.

Igor Stravinsky: Petrouchka

Duo Halensis e projeto A Rua Dança a Cidade.

Local: Sesc.

22h

Joyce Cândido

Local: Bar Valentino.

Mais informações no site www.fml.com.br

CARREGANDO :)

Joyce Cândido volta a se apresentar nesta quarta-feira em Londrina – cidade considerada pela cantora como o berço de sua carreira musical. O show faz parte da programação do 33.º Festival de Música de Londrina (FML) e do Jazz in Festival and CO. Plaenge, e será realizado hoje e amanhã no bar Valentino. O roteiro do show é assinado pelo londrinense Renato Forin Jr. e a direção artística é de Bibi Ferreira.

O samba de raiz é a praia de Joyce Cândido, que trocou o Norte do Paraná pelo Rio de Janeiro, após uma temporada nos Estados Unidos. A cantora aprecia a formação tradicional do ritmo – pandeiro, violão e percussão – e gosta de ouvir e cantar Noel Rosa, Pixinguinha e Cartola. Ela se consolidou como intérprete do gênero no segundo álbum, O Bom e Velho Samba Novo, gravado em 2011, e produzido por Alceu Maia.

Publicidade

O repertório inclui clássicos como "Feitio de Oração", de Noel, e "Deixe a Menina", de Chico Buarque, mas se baseia, principalmente, em composições inéditas. Entre as novas músicas, estão "Humilhação", de Hermínio Bello de Carvalho e Guilherme Sá, e "Sou do Samba", de Maia e Xande de Pilares, do grupo Revelação.

A ideia, segundo a cantora, é fugir das releituras e do samba cheio de fusões e valorizar o samba mais antigo, além da nova geração de compositores que estão na ativa – como o londrinense João Vidotti.

"Estou muito feliz em voltar a cantar em Londrina, minha cidade de coração. Os músicos são londrinenses e será uma ótima oportunidade para rever os amigos", afirma Joyce, em entrevista por telefone.

Formação

Londrina e o Festival de Música estão ligados à formação musical da cantora. Ela morou na cidade por oito anos. Foi aluna da Universidade Estadual de Londrina (UEL) na graduação de Música. Nessa época, estudava Música Popular Brasileira (MPB) e começou a frequentar os circuitos de bares como cantora. Em 2006, gravou na cidade seu primeiro álbum, Panapaná, com produção de João Vidotti.

Publicidade

Joyce conta que também participou do FML como professora e que voltar aos palcos londrinenses como uma das atrações do evento é uma forma de reconhecimento. "Londrina é minha referência musical. Aqui estão meus amigos, meus professores. Foi onde tudo começou. Espero que as pessoas gostem do show e se divirtam", diz.

Depois que saiu de Londrina, Joyce Cândido passou uma temporada em Nova York, onde se aperfeiçoou em canto, dança e teatro na Broadway. Nos EUA conquistou o Prêmio Brazilian International Press Awards em 2011, na categoria de melhor cantora brasileira nos Estados Unidos, ao lado de nomes como Marcos Valle e Luiz Fernando Veríssimo.

Em 2011, a cantora retornou ao Brasil e elegeu o Rio de Janeiro como nova residência. Na Cidade Maravilhosa conheceu Chico Buarque, um dos grandes pilares da MPB, que a indicou para a gravadora Biscoito Fino, que lançou seu segundo álbum.

O DVD O Bom e Velho Samba Novo foi gravado no final de junho, durante um show no Teatro Maison de France, no Rio de Janeiro. A apresentação teve a participação de Jorge Aragão, Elza Soares e Carlinhos de Jesus. Além dos registros ao vivo, algumas músicas foram gravadas em estúdio, com a participação de João Bosco e Toninho Geraes.

"Acho que esse DVD vai afirmar o repertório, incluindo músicas minhas, que não tinham entrado neste segundo álbum. O primeiro CD tem músicas autorais e agora eu volto a compor. Tive a oportunidade de mostrar o meu lado pianista e estar ao lado de músicos superexperientes", ressalta Joyce.

Publicidade