Programação
Confira a seguir os próximos episódios de Caminhos que irão ao ar no canal SescTV:
"O Espelho de Téo" (RJ)
Direção: Heloisa Passos
Hoje, à 0h, e segunda (23/4), às 3h.
"Entre as Maras e o Mar" (CE)
Direção: Marília Rocha
Hoje, às 19h; segunda (23/4), 21h; terça (24/4), 1h e às 15h; quarta (25/4), às 9h; sábado (28/4), às 13h; domingo (29/4), à 0h; segunda (30/4), às 3h.
"O Contador de Histórias" (BA)
Direção: Heloisa Passos
Dia 29/4, às 19h; segunda (30/4), 21h; terça (1/5), 1h e às 15h; quarta (2/5), às 9h; sábado (5/5), às 13h; domingo (6/5), à 0h; segunda (7/5), às 3h.
"Memória e Leite" (AC)
Direção: Heloisa Passos
Dia 6/05, às 19h; segunda (11/06), 21h; sábado (16/6), às 13h.
"Assim Que Subir a Maré" (AP)
Direção: Marília Rocha
Dia 13/5, às 19h; segunda (14/5), 21h; sábado (19/5), às 13h.
"Trilhos e Grãos" (SP)
Direção Katia Lund
Dia 20/5, às 19h; segunda (21/5), às 21h; sábado (26/5), às 13h.
"A Casa da Nonna" (RS)
Direção: Marília Rocha
Dia 27/5, às 19h; segunda (28/5), às 21h; sábado (2/6), às 13h.
"Pelo Canavial" (PE)
Direção: Heloisa Passos
Dia 3/06, às 19h; segunda (4/6), às 21h; terça (5/6), à 1h e às 15h; quarta (6/6), às 9h; sábado (9/6), às 13h; domingo (10/6), à 0h; segunda (11/6), às 3h.
"Entre Lá e Cá" (PR)
Direção: Heloisa Passos
Dia 10/6, às 19h; segunda (7/5), às 21h; terça (8/5), 1h e às 15h; quarta (9/5), às 9h; sábado (12/5), às 13h; domingo (13/5), à 0h; segunda (14/5), às 3h.
A ideia para a série Caminhos, exibida pelo canal SescTV (leia quadro ao lado), nasceu em 2004, quando a cineasta paranaense Heloisa Passos assistiu ao documentário Être et Avoir (Ser e Ter) no Festival É Tudo Verdade, em São Paulo. "Fiquei muito impressionada como Nicolas Philibert [o diretor] abordou a questão da educação de uma forma observativa. A câmera se propõe a respeitar o tempo do lugar: o filme se passa dentro de uma única sala de aula."
Heloisa, então, foi ao encontro de duas educadoras em Curitiba, Regina Villas Bôas e Emilia Hardy, já com a proposta de desenvolver o projeto de um filme. "Como parte de nossas atitudes está ligada à educação que tivemos e, quando falo educação, estou me referindo em um sentindo amplo da palavra, na ação de desenvolver as faculdades emocionais, intelectuais e morais e na busca da identidade a opção acabou sendo por um roteiro no qual a sala de aula não fosse o foco, mas, sim, o caminho para o conhecimento."
Também em 2004, foi aberto o primeiro edital de cinema e vídeo no Paraná, pela Secretaria de Estado da Cultura, e como, naquele momento, Heloisa buscava fazer um documentário em Curitiba, ou perto da cidade, uma descoberta foi tudo o que precisava: a Colônia Castelhanos, no município de São José de Pinhais, uma comunidade quase isolada entre as montanhas da Serra do Mar.
Assim, nasceu Caminho da Escola Paraná, documentário de 54 minutos, com o qual a diretora descobriu a possibilidade de contar histórias por meio do cotidiano de duas famílias da mesma comunidade. "Elas tinham em comum o fato de suas crianças caminharem muito para chegarem à escola. Descobri aí que me interessava desvendar o Brasil e os brasileiros através dos caminhos trilhados ao buscarem seus sonhos."
O próximo passo foi procurar o SescTV canal voltado à cultura mantido pela entidade que representa a categoria dos comerciários e apresentar a ideia da série. "Começamos o nosso diálogo e chegamos ao formato de 13 episódios de 26 minutos num modelo de coprodução."
O processo
Com a proposta de realizar, por meio de sua produtora, a Maquina Filmes, uma série complexa, abrangente, a equipe de Caminhos mapeou o Brasil de Norte a Sul, de Leste a Oeste. "No Ceará, optamos pelo litoral; em Pernambuco, foi o Canavial; no Amazonas, a comunidade ribeirinha; no Acre, a Reserva Chico Mendes; no Rio Grande do Sul, queríamos buscar o chiado italiano ou alemão; no Paraná, foi uma ilha na frente do Porto de Paranaguá. Na cidade do Rio de Janeiro, sabíamos que não queríamos filmar favela e nem a Baixada Fluminense. No Mato Grosso, começamos pesquisando o Pantanal e decidimos pela fronteira com a Bolívia", conta a cineasta.
A escolha, desde o início, foi por várias modalidades de escolas. "Nossos personagens caminham para aulas de violino, balé clássico, capoeira, e também para a sala de aula normal. O importante era que tivessem o desejo da transformação!"
Com as regiões e faixas etárias dos personagens decididas, pesquisadoras ligadas ao projeto foram levantando histórias e apresentavam à equipe da série pelo menos três opções em cada região. "Aí, um pesquisador viajava até o local escolhido e trazia as histórias mais detalhadas para a gente decidir quem seria o personagem de cada episódio. Demoramos um pouco para descobrir que o mais importante não era a grande distância do percurso realizado para chegar à escola o desafio era encontrar crianças, adolescentes, ou uma menina grávida, um casal de namorados ou um senhor de 60 anos que se orgulhassem de suas vidas."
Para Heloisa, Caminhos é um jeito novo de descobrir o Brasil na sua extensão geográfica, econômica e político-social. Mas, sobretudo, em sua dimensão afetiva e humana. "Nosso país é gigante, continental. Como estou envolvida nesse projeto há muito tempo, posso dizer que, nos últimos cinco anos, a oferta de transporte escolar cresceu muito. Quando estávamos pesquisando, tínhamos uma questão: se deixássemos para filmar nos próximos seis meses, ou no ano seguinte, corríamos o risco de perder o trajeto do personagem escolhido, porque o transporte escolar estava sempre prestes a chegar. De qualquer forma, as distâncias são muito longas e em muitos lugares não é possível o transporte terrestre, somente o fluvial; como por exemplo no Amapá: quando a maré sobe com o barco lotado de jovens, a embarcação é obrigada a estacionar no meio do caminho, na madrugada, para esperar que a maré baixe e só na manhã seguinte seguir o trajeto até chegar na Escola do Bosque no Arquipélago de Bailinque."
Depois de tantas trilhas percorridas, Heloisa descobriu que o mais importante é acreditar nos sonhos e no poder de transformação. "A questão da educação está relacionada à cidadania, ao pertencimento, à projeção de um futuro."