As velhas construções de madeira do Paraná são tema de livro e exposição fotográfica. O livro "Paraná de Madeira", de Nego Miranda e Maria Cristina Wolff de Carvalho será lançado na noite desta quarta-feira (10) durante a abertura da exposição homônima no Olho do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. São mais de 40 fotos que recuperam e resgatam a tradição das construções de madeira erquidas por imigrantes europeus entre os séculos 19 e 20 no estado. Casas históricas, igrejas, paióis, olarias e até moinhos estão retratados no livro.
Miranda diz que as duas coisas que mais lhe marcaram no trabalho que durou dois anos, foi a integração dessa tradição construtiva com as Araucárias e por ser essa uma arquitetura única do Sul do Paraná. "Ao fotografar observei que em 80% dos lugares havia pelo menos um pinheiro compondo a paisagem. Essas construções estão de tal forma integradas que constituem uma arquitetura única, exclusivamente nossa. Os imigrantes trouxeram os conhecimentos que tinham e adaptaram ao meio e aos recursos disponíveis no Paraná", justifica Miranda.
A arquitetura de madeira, mostra algumas das características arquitetônicas das culturas polonesa, ucraniana, italiana, inglesa e alemã, marcando a presença desses imigrantes no Paraná.
As construções foram encontradas em municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), como Campo Largo e Araucária, e cidades do interior, como Palmeiras, Irati e Prudentópolis.
As fotos são acompanhadas de textos, assinados pela arquiteta Maria Cristina Wolff de Carvalho, que relatam a integração dessa tradição arquitetônica à trajetória desses imigrantes.
Os autores
O fotógrafo Carlos Alberto Xavier de Miranda, o Nego Miranda, começou a expor seu trabalho na década de 1970, participando de eventos no Brasil, na Argentina, em Cuba, na França e em Portugal. Já foi premiado no 2.º Salón Internacional de Fotografía, no 2.º Concurso Ilford/Micro de Fotografia P&B, no Concurso Turismo no Paraná, na Bienal de Fotografia Ecológica do Rio Grande do Sul e no Museu do Mate do Paraná. Nego Miranda também publicou sua obra com a coletânea de autores paranaenses Engenhos e Barbaquás; e com a publicação britânica de fotógrafos brasileiros Contemporary Brazilian Photography. Entre as coleções e acervos que contém trabalhos seus estão os da Fundação Cultural de Curitiba, do Museu da Fotografia de Paris, da Coleção Joaquim Paiva, do Fundo Cubano de La Imagem Fotográfica e do Instituto Cultural Itaú.
Maria Cristina é formada em Arquitetura pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e é professora de História da Arquitetura da Faculdade Armando Álvares Penteado (Faap), de São Paulo. Confira o roteiro de exposições
Serviço: Lançamento do livro e exposição "Paraná de Madeira", de Nego Miranda e Maria Cristina Wolff de Carvalho. Quarta-feira (10) às 19 horas. Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico) Tel.: 3350-4400. Entrada franca.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano