• Carregando...

A contribuição que Adolfo Milman, o Russo, deu ao futebol paranaense está registrada em "O Sábio de Chuteiras", livro do jornalista, escritor e cronista esportivo Carlos Alberto Pessôa, conhecido como o Nego Pessôa. O lançamento da obra ocorre nesta quinta-feira (9), durante um encontro na Livrarias Ghignone, região central da capital paranaense.

"O livro é uma espécie de memória. São lembranças que tenho do Russo, a pessoa que conheci que mais entendia de futebol no mundo", comentou Pessôa. O Russo veio para Curitiba em 1975, por intermédio de Pessôa, para ajudar o ex-deputado Aníbal Khury, que estava assumindo a direção do Atlético Paranaense. Pessôa havia conhecido o Russo em 1969, quando o afegão, que chegou ao Brasil com dois anos de idade, era supervisor da Seleção Brasileira de Futebol.

"Depois dele ajudar o Atlético-PR ele ajudou o Max Rosemann no Colorado. O que está no livro são lembranças que tenho das coisas que Russo falava, com minha análise, comentários, e comparações com outras situações", explicou o autor.

Adolfo Milman foi um dos craques do Fluminense, a partir da segunda metade da década de 1930 até o início da década de 1940. Jogou no ASA na França, na seleção brasileira e foi conselheiro, mas nunca se tornou treinador de futebol. "Era um homem inteligente, um gentleman que cumprimentava as mulheres beijando a mão. Foi uma pessoa que entendia de futebol e após encerrar sua carreira no campo continuou contribuindo com seus comentários e sabedoria", explica Pessôa.

O craque, que jogou como centro-avante e meia-direita, era um pioneiro. Viveu o início da profissionalização do futebol no Brasil e foi uma das cinco primeiras pessoas do país e ter ponte de safena. Apesar do futebol, acabou morrendo no início da década de 1980, de problemas no pulmão, provocado pelo cigarro.

O livro "O Sábio de Chuteiras" é um lançamento da Travessa dos Editores e o preço sugerido é de R$ 20,00. Este é o terceiro livro de Pessôa. O primeiro foi "A Copa e a Crise do Futebol", lançado em parceria com Valmor Marcelino em 1970, e o segundo é o "De Letra" (2002), uma antologia de textos publicados no jornal Gazeta do Povo, entre 1994 e 2000.

Serviço: Lançamento do livro "O Sábio de Chuteiras", de Carlos Alberto Pessôa. Quinta-feira (9) a partir das 19 horas. Livrarias Ghignone (Rua Comendador Araújo, 534) Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]