Toalhas de todos os tamanhos e das mais variadas cores tomaram conta do encontro promovido pela editora Aleph nas Livrarias Curitiba do Shopping Palladium na noite desta quarta-feira (25). A data celebra o “Dia da Toalha”, uma homenagem dos fãs a Douglas Adams, autor da saga literária “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, praticamente considerada a bíblia dos nerds. Faltou espaço para acomodar os mais de 100 “mingos” que compareceram ao bate-papo com Adriano Fromer e Daniel Lameira, diretor e editor da Aleph, respectivamente, sobre o mundo da ficção científica e as obras do gênero.
Curitiba, a “Capital Nerd” do Brasil, já estava no radar para dupla para um encontro sobre sci-fi, e nada melhor do que realizar isso bem no “Dia do Orgulho Nerd”. “Queríamos vir para cá há muito tempo, e foi muito propício vir nesta data. Ficamos muito felizes”, disse Adriano. “Aqui, por ficamos mais próximo do público, tivemos um contato mais intimista, e foi muito legal ver a interação, os acenos em concordância com o que expomos”, comentou Daniel. “Estamos muito satisfeitos.”
Influência
A estudante Jenifer Novais, de 23 anos, não poderia perder seu primeiro “Dia da Toalha”. Munida do item felpudo, a fã que leu os cinco livros da série de Douglas Adams, confessou que o interesse por ficção científica e tecnologia influenciou sua escolha do curso superior: Engenharia Eletrônica. “Sempre tive vontade de entender, descobrir e conhecer as coisas, o que acabou criando gosto pela faculdade”, conta.
Segundo ela, o gosto por ficção científica nasceu cedo, quando ainda era pequena. “Meu pai, que é um grande cinéfilo e fã de ‘Star Trek’, me ingressou nesse universo. Como eu morava em uma cidade pequena, chegou um ponto em que não havia mais filmes na locadora para eu assistir; foi aí que passei para os livros”, acrescenta Jenifer.
Andrigo Piai Liucci, de 18 anos, diz que a literatura é uma paixão. “Agradeço a minha irmã por ter me introduzido no mundo da leitura. Gosto muito de ficção científica, aventura, super-heróis dos quadrinhos e me sinto muito bem lendo, tanto que devorei os cinco livros do Adams em apenas uma semana”, conta o estudante que se diz superfã de Zaphod Beeblebrox, o presidente da Galáxia.
“Ele é um absurdo, extremamente aleatório, superegocêntrico, faz o que quer. Não me identifico com ele, mas acho uma construção muito boa do personagem, que sempre me fez rir demais”, comenta.
Biografia
Uma novidade para os fãs: a editora Aleph acaba de lançar “A Espetacular e Incrível Vida de Douglas Adams e do Guia do Mochileiro das Galáxias”, biografia escrita por Jem Roberts. Além de explorar as histórias e os dilemas de Adams, o livro apresenta ainda um design diferenciado, com ilustrações em cada capítulo.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais