O jornal "The New York Times" foi o grande vencedor dos cobiçados Prêmios Pulitzer de 2009, o grande prêmio do jornalismo americano, anunciado na segunda-feira (20), ganhando em cinco categorias, entre elas reportagem investigativa, reportagem de Breaking News e reportagem internacional. O prêmio de maior prestígio, o de Serviço Público, ficou, no entanto, com o "Las Vegas Sun", por reportagens sobre o alto índice de mortes entre operários da construção civil em Las Vegas, anunciou o conselho dos Prêmios Pulitzer de Jornalismo, Letras, Dramaturgia e Música. O "New York Times ganhou ainda Pulitzers nas categorias fotografia e crítica.

CARREGANDO :)

Outros vencedores foram o "Los Angeles Times", por reportagem explicativa, o "St. Petersburg Times", por redação de artigos, e o "Miami Herald", por fotografia de Breaking News.

Veja as fotos que garantiram o Pulitzer de Breaking News para o "Miami Herald" Os repórteres do Detroit Free Press Jim Schaefer e M.L. Elrick ao receberem a notícia de que eram os vencedores do Pulitzer de Reportagem Local

Publicidade

Foi o primeiro ano em que foi autorizada a concorrência nas categorias jornalísticas de organizações que publicam suas participações exclusivamente na Internet. Mas não houve vencedores na categoria online, e, segundo Sig Gissler, administrador dos Pulitzer, apenas um veículo da internet, o Politico.com, esteve entre os finalistas.

Os prêmios Pulitzer são dados aos melhores nomes do jornalismo impresso, das artes, música e literatura dos Estados Unidos.