• Carregando...

Um dos cenários mais bonitos e famosos do Rio, a orla do Aterro do Flamengo, pode ganhar uma casa de shows para 3 mil pessoas, projetada por Oscar Niemeyer e com vista para o Pão de Açúcar e a baía de Guanabara. O projeto, orçado em R$ 200 milhões, foi encomendado ao arquiteto pelo Brazil Foodservice Group (BFG), grupo que administra a rede de churrascarias Porcão.

É ao lado da churrascaria que o grupo planeja "um teatro para shows, com programação voltada para os turistas", segundo o diretor-executivo Lucas Zanchetta. O projeto, ainda sem nome, foi revelado em reportagem do jornal O Globo e vai aparecer na edição de dezembro da revista Nosso Caminho, dirigida por Niemeyer.

"Fiquei muito entusiasmado", escreveu o arquiteto na revista. "E logo me ocorreu uma solução capaz de provocar surpresa e atrair público: uma cúpula magnífica a ser construída ao lado do restaurante, localizando-o em frente ao Pão de Açúcar."

Como o parque do Aterro do Flamengo é tombado pelo patrimônio público, o BFG precisa de autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Prefeitura do Rio para realizar a obra. "Estamos terminando as questões básicas do projeto para apresentá-lo, no início do ano que vem, à prefeitura e ao Iphan", diz Zanchetta, que admite haver o risco de não conseguir a aprovação.

A prudência do executivo é justificada: o instituto se mostra, a priori, refratário à obra. "Fazer uma casa de shows ali é impossível", diz Carlos Fernando Andrade, superintendente do Iphan no Rio. "O tombamento [de 1965] já especifica o que poderia ser construído no parque do Flamengo. Naquela área ficaria o restaurante e, nas áreas em torno, jardins. Se ele quiser trocar o restaurante A pelo restaurante B, que não me parece ser o caso, aí o Iphan pode examinar."

O BFG não cogita o fim do Porcão, mas se diz disposto a negociar e deve apresentar um projeto elaborado, no qual usará como trunfo o nome de Niemeyer e o desenho do prédio.

"Ele é redondo, espalhado e todo vazado em vidro para não perder a vista do Pão de Açúcar", diz o executivo. No desenho do arquiteto, o teatro terá um plateia de 2 mil lugares, balcões e camarotes com 500 (cada um).

Zanchetta quer inaugurar a casa "com um show de escolas de samba do Rio, para mostrar a cultura brasileira aos turistas".

Foz

Niemeyer mostrará em sua revista projetos como o câmpus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu, e a Casa de Londres, no Reino Unido. A Unila teve obras iniciadas em agosto. A primeira fase será concluída em 23 meses, a um custo de R$ 241,2 milhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]