Primeiro álbum do Nine Inch Nails (NIN) desde 2008, Hesitation Marks chega às lojas marcando também o retorno da banda americana de rock industrial após um hiato de quatro anos, anunciado em 2009 por um Trent Reznor ciente das duas décadas de seu cultuado álbum de estreia, Pretty Hate Machine (1989). Para o alento dos fãs, o criador e único membro oficial do NIN não apenas voltou a trabalhar no projeto como também decidiu voltar às turnês com shows sofisticados, acompanhado por Josh Eustis, Ilan Rubin, Alessandro Cortini e Robin Finck.
O retorno, por sua vez, acontece quase 20 anos após o turbulento The Downward Spiral (1994), o disco mais importante do NIN, que estabeleceu Reznor um dos músicos mais influentes de sua geração. Não por acaso, Hesitation Marks, embora não soe visceral como a obra-prima de 1994, atualiza algumas de suas marcas (incluindo a capa, que saiu em várias versões, também assinada por Russell Mills).
Em entrevista ao The New York Times em julho, Reznor contou que trabalhou nas músicas do novo disco com o The Downward... em mente. "Me senti muito consciente de que são 20 anos depois, e eu ainda sou aquele cara", disse ao crítico Jon Pareles. "Não me ressinto dele, não sinto falta dele. Mas como é que aquelas coisas seriam sentidas agora, em uma posição de vida muito mais estável, mentalmente e fisicamente, e com uma nova família?", disse o músico, reabilitado das drogas desde 2001 e hoje pai de dois filhos.
Os indícios deste conceito referencial pontuam todo o disco em versos que parecem olhar para trás, como "I am just an echo of an echo of an echo/ Listening to someones cry for help" ("Eu sou apenas um eco de um eco de um eco/ Ouvindo o grito de socorro de alguém"), de "Copy of A", a potente primeira canção do disco; ou "Everywhere now reminding me/ I am not who I used to be" ("Em todo lugar me lembrando/ Que não sou quem eu costumava ser"), de "Came Back Haunted", o primeiro single (e clipe, dirigido por David Lynch), que traz uma amostra da simbiose entre peso e verve melódica do NIN. Traço também presente em faixas como "Satellite" e "Various Methods of Escape" ambas dançantes e melodiosas, mas anuviadas pelos timbres, elementos e climas pesados da roupagem eletrônica tecida por Reznor. O mesmo de há 20 anos agora sublimando sua catarse em formas mais sutis. GGG
Deixe sua opinião