Revelando sintonia com a cena teatral após ultrapassar a marca dos 50 anos de carreira, a atriz e produtora cultural Regina Vogue leva sua vida ao palco numa peça memorialista que deixa o espectador com a impressão de tê-la recebido em casa para um café com cuque.
Com seu jeito simples de falar e sem cravar que aquela é sua história nua e crua mas dando indícios de que mais omitiu do que inventou , a atriz que coordena um dos espaços cênicos mais bem-sucedidos de Curitiba está em cena em Regina no Centro da Liça como ela mesma, ao lado do filho Maurício e da dupla Maureen Miranda e Gabriel Manita. A direção é de Maurício e Jacqueline Daher.
Impressiona o desprendimento com que a catarinense de Caçador, radicada primeiro em Porto Alegre e depois em Curitiba, expõe seus abusos e abandonos. Sobressai, porém, a energia que a empurrou desde criança a representar seu papel de artista na vida. Primeiro dançando dentro de casa, onde a madrinha a exibia para as amigas; depois, na fuga com o circo, aos 16 anos, onde se equilibrou nas alturas, comeu fogo e usava muitas, muitas lantejoulas nas roupas que ela mesma aprendera a costurar.
Quando era interrompida por motivos dos mais diversos como o macaco que morde seu pé e força sua retirada do subemprego circense a obstinação a reconduzia a insistir por espaço em algum palco que ela tomava como centro do mundo.
Daí vem o título: o centro da liça, espaço destinado às touradas que ela ocupou na realidade trabalhando como toureira e, metaforicamente, por toda a vida.
Em Curitiba, para onde se transferiu nos anos 1980, Regina se tornou produtora de peças infantis e ganhou espaço até garantir um palco próprio, situado no Shopping Estação e que leva seu nome.
Como memória, é um espetáculo imperdível para pessoas que acompanham a cena teatral da cidade. Na técnica, afora o uso de cordões que prendem a Regina jovem, vivida por Maureen, e que vão sendo cortados pela Regina madura à medida que ela vai se libertando das amarras da vida, sente-se falta de ousadia na montagem.
Serviço
Regina no Centro da Liça (confira o serviço completo do espetáculo). Teatro Regina Vogue Shopping Estação (Av. Sete de Setembro, 2.775), (41) 2101-8293. Toda quarta, às 21 horas. Classificação indicativa: 12 anos. R$ 20 e R$ 10 (meia). Até 31 de agosto.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião