Todo dia 4 de maio é feriado mundial para a grande nação nerd que cultua os filmes da saga Star Wars.
A escolha da data nasceu de um trocadilho. Quem já viu um filme da série sabe a importância da frase “Que a Força esteja com você”.
Em inglês, a citação é assim: “May the Force be with you”. Os fãs da série fazem uma brincadeira com o som e o significado da frase, dizendo “May the Fourth be with you”, ou, em português: “Que o 4 de maio esteja com você”.
Ainda que a tradução para o português tire um pouco da graça da piada, o quatro de maio sempre foi importante para os fãs da franquia criada por George Lucas ,que chegou ao cinema em 1977, e hoje já tem sete filmes no catálogo.
Portanto, para comemorar, o Caderno G fez uma lista dos melhores filmes da saga em ordem decrescente, do melhor para o pior. Se você não concorda, faça a sua própria lista nos comentários abaixo. E que a Força esteja com vocês:
1º - Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)
Irvin Kershner, o diretor, deu ao filme tons mais realistas e sombrios que o primeiro, além da clássica cena em que Darth Vader revela a Luke que é seu pai, após um confronto quase mortal.
2º - Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)
Mais bem humorado e quase tão bom quanto seu sucessor, o é marco na história do cinema de ficção científica ao apresentar o universo de Star Wars com todas as suas nuances, a cultura, os protagonistas e vilões.
3º – Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força (2015)
A nova direção da série mudou-lhe a cara, mas manteve acesa a chama da franquia fazendo o novo conviver bem com a tradição. Do ponto de vista cinematográfico, é um blockbuster de ação de primeira grandeza.
4º -Star War Episódio VI: O Retorno do Jedi (1983)
Ainda que fãs tradicionais torçam o nariz para algumas infantilidades como os Ewoks, o terceiro filme da primeira parte da saga é um desfecho honroso para a trilogia com momentos altos como, a redenção de Anakin.
5º – Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (2003)
Algumas das melhores lutas da série estão neste episódio: a batalha entre Yoda e o Imperador; a luta de Anakin e Obi-Wan . Também há o momento extremo da coroação e transformação de Darth Vader, mas mesmo assim, o filme é um tanto protocolar: mais correto do que emocionante.
6º - Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones (2002)
O filme virou uma coleção de erros. Mesmo as batalhas são cansativas e repetitivas. O romance entre Anakin e Padmé, que é o elemento mais importante da trama, nunca decola e acaba se perdendo numa história fraca.
7º - Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)
Ainda que não seja tão ruim quanto o anterior, o filme fica na última colocação por ter frustrado a expectativa dos milhões de fãs da série com uma trama tola. Personagens esquecíveis como Jar Jar Binks e efeitos visuais que já parecem datados completam o pacote.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura