Cena do longa "Vizinhos e vizinhas"| Foto: Divulgação/www.cinefrance.com.br

As coisas tornam-se definitivamente sombrias em "Harry Potter e a Ordem da Fênix", quinto filme da superbem-sucedida série baseada na obra de J. K. Rowling. Harry/Daniel Radcliffe e seus amigos são adolescentes agora, o que já coloca toda a sua extraordinária experiência sob um ponto de vista muito mais intenso.Além disso, a ameaça de Voldemort e seus seguidores é cada vez mais real e próxima – embora o Ministério da Magia recuse-se a crer, gerando o segundo grande conflito deste episódio, uma verdadeira interevenção na Escola Hogwarts, através da impecávelmente odiosa Dolores Umbridge (Imelda Staunton, roubando todas as cenas com seus modelitos cor de rosa e sua deliciosamente mal contida sede de poder).

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Treinado na excelente escola da "BBC", o diretor David Yates estréia na tela grande resolvendo com grande competência o desafio de continuar a guinada criativa da franquia instaurada por Alfonso Cuarón em "Prisioneiro de Azkaban" e mantida com brilho por Mike Newell em "O cálice de fogo".

A série de livros "Harry Potter" é, entre muitas outras coisas, uma grande metáfora sobre a extraotrdinária e dolorosa jornada do crescimento, do auto-conhecimento, das perdas, do aprendizado das dores, do encontro com a morte, com a noção de destino, o mistério do passado – quem são meus pais? Como eles eram na juventude? O que fizeram? O que isso tem a ver comigo?

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Yates honra essa visão neste quinto e definitvamente dark episódio da saga, em que Potter tem tanto a perder e aprender e onde, como todo adolescente no limiar da idade adulta, ele precisa tomar suas próprias decisões quanto às regras da sociedade em que vive.

O diretor tem a seu favor mais um elenco de maravilhosos atores britânicos – alguns sem ter muito o que fazer, como Emma Thompson, cuja personagem, Sybila Trelawney, tem destaque maior no livro que na tela – aos quais se juntam, neste episódio, Imelda Stauton e Helena Bonham Carter, como a ultra-perversa Bellatrix Lestrange.

Há também uma diversidade de efeitos visuais que não existiam quando a série começou a ser adaptada, seis anos atrás. É um prazer ver o que a precisão e plasticidade dos novos recursos visuais podem acrescentar à visão de um bom diretor quando ele se aventura de corpo e alma por este universo completamente mágico.

O longa-metragem chega aos cinemas americanos e brasileiros na próxima quarta-feira (11).

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