Assista o trailer de Sexta-feira 13
O assassino mais temido do cinema andava meio perdido no tempo e no espaço. Nos últimos Sexta-feira 13, Jason Voorhees bateu perna em Nova York, aterrorizou uma espaçonave no futuro e baixou até em Springwood, terra do "colega" Freddy Krueger. Mas o diretor Marcus Nispel tratou de levar o matador mascarado para casa. No novo "Sexta-feira 13" - que, oportunamente, vem ao mundo sexta agora, dia 13 -, Jason está de volta ao sombrio Crystal Lake, onde tudo começou, para praticar seu esporte favorito: trucidar jovens bonitos e desavisados.
- A gente se inspirou nos primeiros filmes para promover um novo massacre em Crystal Lake - diz Nispel, que preferiu não conversar com Sean S. Cunningham, criador da série. - Se você vai se casar com uma mulher divorciada, não quer falar com o ex-marido dela.
Este é o 12º filme da série, iniciada em 1980, e o primeiro em seis anos. O núcleo criativo é o mesmo do remake de Massacre da serra elétrica (2003), pilotado por Nispel em parceria com os produtores Michael Bay, Andrew Form e Brad Fuller. Assim como "Massacre", o longa traz alguns belos espécimes de novatos hollywoodianos para servir de vítimas indefesas. Cenas de sexo e comédia preenchem os curtos espaços entre as 13 mortes espalhadas por 99 minutos de longa.
- A gente gosta mesmo é de fazer filmes que mostrem jovens bonitos sendo assassinados (risos). E, neste, Jason mata cada vítima de um jeito diferente. Criar as sequências foi um desafio. Às vezes, nos pegamos falando em locais públicos sobre formas inventivas de matar pessoas - conta Form.
"Sexta-feira 13" começa resumindo as origens do serial killer e corta para os dias atuais. Estrela do seriado "Supernatural", Jared Padalecki, 26 anos, é o ator principal. Seu personagem, Clay Miller, vai a Crystal Lake atrás da irmã desaparecida semanas antes, quando esteve na região com o namorado, procurando uma plantação de maconha. Em sua busca, Clay conhece um grupo de amigos que passa o fim de semana numa casa no lago. Aí já viu.... A turma de "invasores" vira um prato cheio para Jason.
- O filme volta ao ponto de partida da série. Uma ótima cena mostra Jason achando, pela primeira vez, a máscara de hóquei que virou sua marca - diz Jared, que, como boa parte do elenco, nem era nascido na época do primeiro "Sexta-feira 13" (1980).
O ator tem destaque no filme, mas seu personagem não é como o valente Sam, de "Supernatural", que sai no braço com as criaturas mais bizarras. O introvertido Clay é só um cara normal à procura da irmã e, quando a chapa esquenta, ele foge de Jason como o diabo da cruz. O revide é sempre seu último recurso. O mesmo vale para os outros no elenco.
- Parece que a gente correu gritando por todo o estado do Texas (onde o filme foi rodado) - descreve, rindo, a atriz Danielle Panabaker, de 21 anos. - Nunca tinha visto um "Sexta-feira 13". O filme é uma chance para pessoas novas conhecerem Jason.
Recapitulando: Jason era um garoto com deficiências mentais que se afogou no lago, enquanto dois monitores do acampamento local faziam sexo em vez de cuidar dele. No primeiro filme, sua mãe, Pamela Voorhees, se vinga e assassina todos na colônia, mas morre decapitada. No segundo, Jason ressuscita e, para vingar a mãe, mata todos que se aproximam do lago.
Os primeiros filmes seguiram as tradições. Mas depois a imaginação dos diretores decolou. Em 1989, a oitava parte foi "Jason ataca Nova York"; na décima, "Jason X" (2002), o mascarado é descongelado 400 anos no futuro e aniquila a tripulação de uma nave; e, no último, "Freddy X Jason" (2003), ele encara o vilão Freddy Krueger, de "A hora do pesadelo".
- Faria o Jason mesmo que fosse em Marte ou no Velho Oeste. Sou fã. Mas adorei o roteiro pé-no-chão - conclui o grandalhão Derek Mears, estreante no papel do assassino.
O cronograma de Jason:
1980: No primeiro "Sexta-feira 13", Pamela Voorhees faz um massacre para vingar o filho, Jason, que se afogou no lago.
1981: Em "Sexta-feira 13: parte 2", Jason ressuscita e vinga a mãe, decapitada no primeiro.
1982: Jason aterroriza uma casa e veste a famosa máscara de hóquei, em "Parte 3".
1984: "Capítulo final". Jason é levado para um necrotério, mas levanta e volta a Crystal Lake.
1985: "Um novo começo": homem perturbado se faz de Jason e aterroriza uma clínica mental.
1986: Em "Jason vive", ele é ressuscitado acidentalmente.
1988: "A matança continua". Mais do mesmo.
1989: "Jason ataca Nova York", nas ruas de Manhattan.
1993: Em "Jason vai para o inferno: a última sexta-feira", ele é um espírito invasor de corpos.
2002: "Jason X", uma matança 400 anos no futuro.
2003: "Freddy x Jason". O mascarado enfrenta o vilão de "A hora do pesadelo"
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião