Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Natal

Noites felizes

Música, dança, teatro. Nada, nesta época do ano, escapa ao espírito natalino. Duas semanas antes do dia de Natal, os palcos da cidade começam a ficar repletos de autos, peças, corais e grupos de folclore que tentam retratar, à sua maneira, o clima de festa. Alguns eventos são beneficentes, outros tentam misturar a cultura brasileira à tradição natalina e há os que apenas querem manter em cartaz espetáculos tradicionais da data.

Na música, há iniciativas eruditas e populares. A Camerata Antiqua de Curitiba vai tocar algumas das mais conhecidas peças de Natal já compostas. Neste domingo, no UnicenP, o grupo interpreta uma coletânea com direito a trechos de O Messias, de Haendel. Nos dias 16 e 17, apresenta na Igreja Bom Jesus, na Praça Rui Barbosa, três das cantatas do Oratório de Natal de Johann Sebastian Bach.

Na área de música popular, o grupo Mundaréu faz a divulgação de seu novo CD, Cortejo Natalino. Baseado em um espetáculo de rua, o disco foi lançado nesta semana e mistura tradições nacionais ao velho espírito natalino.

O palco do Guairão recebe dois espetáculos do gênero em seqüência. Por um lado, o Balé Teatro Guaíra faz uma temporada do clássico O Quebra-Nozes. Amanhã pela manhã, está marcada para o mesmo lugar a estréia de um projeto que reúne teatro, música e litearatura. Natal, Tradições e Histórias é um auto de natal escrito por Paula Gianinni e que também tenta dar um colorido brasileiro ao tema. "Tentamos fazer algo diferente, mostrando como deveria ser comemorada a data no Brasil", afirma o produtor Amauri Ernani.

Enquanto isso, do outro lado da Praça Santos Andrade, já está sendo realizado um espetáculo de rua para comemorar o Natal. A Fábrica de Brinquedos do Papai Noel, dirigida por Mauro Zanatta, teve sua origem em Curitiba, em 1998. Depois disso, a montagem correu o Brasil, sendo apresentada em uma cidade a cada Natal. Agora, a convite da prefeitura, voltou à capital paranaense. "É uma história feita para emocionar, muito simples, que agrada a adultos e crianças", afirma Zanatta.

Outra atração natalina ocorre dentro do Shopping Crystal. A Casa de Cristal vem sendo chamada pelos organizadores de "reality show". Quatro artistas ficam dentro do espaço e apresentam em vários horários um show que mistura dança, artesanato, acrobacias e mágica.

Já no Ateliê de Criação Teatral (R. Paulo Graeser Sobrinho, 305), (41) 3338-0450, dos atores Luís Melo e Nena Inoue, o Natal chega na forma de um bazar de design, arte, artesanato e moda, que entra em sua segunda edição nos dias 16, 17 e 18.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros