Música, dança, teatro. Nada, nesta época do ano, escapa ao espírito natalino. Duas semanas antes do dia de Natal, os palcos da cidade começam a ficar repletos de autos, peças, corais e grupos de folclore que tentam retratar, à sua maneira, o clima de festa. Alguns eventos são beneficentes, outros tentam misturar a cultura brasileira à tradição natalina e há os que apenas querem manter em cartaz espetáculos tradicionais da data.
Na música, há iniciativas eruditas e populares. A Camerata Antiqua de Curitiba vai tocar algumas das mais conhecidas peças de Natal já compostas. Neste domingo, no UnicenP, o grupo interpreta uma coletânea com direito a trechos de O Messias, de Haendel. Nos dias 16 e 17, apresenta na Igreja Bom Jesus, na Praça Rui Barbosa, três das cantatas do Oratório de Natal de Johann Sebastian Bach.
Na área de música popular, o grupo Mundaréu faz a divulgação de seu novo CD, Cortejo Natalino. Baseado em um espetáculo de rua, o disco foi lançado nesta semana e mistura tradições nacionais ao velho espírito natalino.
O palco do Guairão recebe dois espetáculos do gênero em seqüência. Por um lado, o Balé Teatro Guaíra faz uma temporada do clássico O Quebra-Nozes. Amanhã pela manhã, está marcada para o mesmo lugar a estréia de um projeto que reúne teatro, música e litearatura. Natal, Tradições e Histórias é um auto de natal escrito por Paula Gianinni e que também tenta dar um colorido brasileiro ao tema. "Tentamos fazer algo diferente, mostrando como deveria ser comemorada a data no Brasil", afirma o produtor Amauri Ernani.
Enquanto isso, do outro lado da Praça Santos Andrade, já está sendo realizado um espetáculo de rua para comemorar o Natal. A Fábrica de Brinquedos do Papai Noel, dirigida por Mauro Zanatta, teve sua origem em Curitiba, em 1998. Depois disso, a montagem correu o Brasil, sendo apresentada em uma cidade a cada Natal. Agora, a convite da prefeitura, voltou à capital paranaense. "É uma história feita para emocionar, muito simples, que agrada a adultos e crianças", afirma Zanatta.
Outra atração natalina ocorre dentro do Shopping Crystal. A Casa de Cristal vem sendo chamada pelos organizadores de "reality show". Quatro artistas ficam dentro do espaço e apresentam em vários horários um show que mistura dança, artesanato, acrobacias e mágica.
Já no Ateliê de Criação Teatral (R. Paulo Graeser Sobrinho, 305), (41) 3338-0450, dos atores Luís Melo e Nena Inoue, o Natal chega na forma de um bazar de design, arte, artesanato e moda, que entra em sua segunda edição nos dias 16, 17 e 18.