• Carregando...
Fraga (terceiro da direita para a esquerda) com jovens do Nós do Morro, que acumulam participações em séries e novelas | Agência O Globo
Fraga (terceiro da direita para a esquerda) com jovens do Nós do Morro, que acumulam participações em séries e novelas| Foto: Agência O Globo

Rio de Janeiro - Vinte e cinco anos depois de sua criação, não faltam pessoas diferentes circulando pelo casarão que abriga o Nós do Morro, no Vidigal, Zona Sul do Rio. A renovação nos corredores da sede do grupo de teatro, comandado pelo diretor e ator Guti Fraga, se reflete nos palcos, nos cinemas – e na tevê. Depois de apresentar nomes como Roberta Rodrigues e Thiago Martins, entre outros, o Nós do Morro já reúne uma nova geração de atores que, pouco a pouco, vem conquistando e firmando seu espaço nas telas. De pequenas participações a papéis de destaque, a comunidade segue a tradição de revelar talentos.

Em Mais X Favela, série que estreia no dia 21, às 23 horas, no Multishow, os calouros são João Vitor Nascimento, de 13 anos, e Marília Coelho, 41. A experiência que ainda vem sendo adquirida no vídeo sobra nos palcos. A atriz, que na atração vive uma manicure que "adora uma cerveja", já foi a Londres com o grupo. E fez sucesso.

"Esta foi a primeira vez em que passei dois meses gravando direto. Mas já estamos danados nisso!", diverte-se Marília.

Cheio de tiradas, João Vitor já sabe o que vai mudar na sua vida depois da tevê: "A minha família vai puxar meu saco!"

Da mesma idade do ator, Rodrigo Costa enumera seus feitos profissionais, que incluem as minisséries Sansão e Dalila e A Lei e o Crime, na Record, e prêmios por curtas-metragens exibidos em festivais. Na recém-terminada Cordel Encantado, seu personagem, Jonas – "eu entrava, falava e saía", ele conta –, acabou ganhando mais espaço. Aos 25 anos, Renan Monteiro, que foi colega de Rodrigo em Cordel Encantado e dá aulas de teatro em Realengo, conta que ainda é reconhecido como o cangaceiro Ventania.

"Viramos uma referência. O Nós do Morro cresceu na favela, mas mostra que, em questão de intelecto, não ficamos atrás de ninguém. Falamos de igual para igual", frisa Renan.

No ar como Fôjo, em Malhação, Jonathan Azevedo, o Negueba, de 25 anos, diz que o reconhecimento do trabalho dos jovens atores do Vidigal vem de forma gradativa. Na trama, ele vive um rapaz que também mora em uma comunidade e tem liberdade no set para dizer se as cenas escritas por Ingrid Zavarezzi retratam a realidade no morro.

"A explosão que vem agora com a tevê, na verdade, vem explodindo a cada espetáculo que fazemos aqui. E isso não tem como segurar. O público quer ver caras novas", afirma Negueba, que atuou em longas como Feliz Natal, de Selton Mello: "Temos a oportunidade de derrubar estereótipos".

Mesma opinião de Mariana Quintão, de 30 anos, no ar em A Vida da Gente: "A televisão vem como consequência, pela prática. Quando aparece uma oportunidade de um teste, vamos lá e damos conta".

Veteranos

Da atual turma do grupo, Priscila Marinho, de 28 anos, e Marcello Melo Jr., de 23, talvez sejam os mais conhecidos. A atriz, que despontou em Caminho das Índias, se destacou em Malhação ID e na série Lara com Z. Agora, ela poderá ser vista em Aquele Beijo, nova trama das sete. Já Marcello surgiu como o bandido Bené, em Viver a Vida, e esteve na última temporada de Malhação. No momento, encarna o gentil Matias em A Vida da Gente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]