A Rede Paranaense de Comunicação (RPC) está dando o primeiro passo no que deverá se tornar um ambicioso programa de fomento ao audiovisual paranaense. Será lançado na terça-feira, às 8h30, em evento fechado no Hotel Sheraton, em Curitiba, o projeto Produz Histórias RPC. A iniciativa visa fomentar a produção de até 12 filmes, de 8 a 12 minutos de duração, para compor a série televisiva Casos e Causos da Nossa Gente. Com a medida, a RPC quer incentivar a qualidade na produção de conteúdo local para torná-la competitiva em âmbito nacional e internacional.
"A RPC quer estar mais próxima das produtoras para desenvolver e valorizar a cultura paranaense. Ao incentivar a geração de conteúdo local também queremos despertar a qualidade da produção para o espaço regional da nossa emissora", explica o diretor de marketing da RPC, Rogerio Mainardes. O executivo afirma que a comunicação hoje prima pela valorização do conteúdo. "O investimento em tecnologia trouxe benefícios, porém a comunicação hoje passa pelo investimento em conteúdo e a qualidade de criação. Por isso queremos desenvolver novos talentos e nos aproximar do produtor", afirma Mainardes.
Processo seletivo
Ao Produz Histórias RPC podem concorrer somente produtoras de material audiovisual sediadas no Paraná e cadastradas na Agência Nacional de Cinema (Ancine). As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de dezembro unicamente pelo site www.rpc.com.br/produz. Será necessário enviar um projeto de audiovisual adaptado do texto Dinheiro na Cueca, do escritor e colunista do Caderno G, Domingos Pellegrini.
Uma comissão julgadora escolherá três projetos finalistas até o dia 19 de janeiro. Cada um receberá uma ajuda de custo de R$ 10 mil, para produzir um episódio piloto a partir do projeto aprovado. Se necessário, os candidatos poderão recorrer a fontes alternativas para completar o orçamento. A partir dos resultados filmados, a comissão julgadora escolherá duas empresas vencedoras para produção e finalização de até 12 episódios da série, cada uma. Serão cinco os critérios usados pela comissão: criatividade artística, argumento, relevância da abordagem acerca da cultura paranaense e brasileira, e viabilidade técnica e financeira. A divulgação dos contemplados está prevista para o dia 9 de março.
Palestrantes
O evento de lançamento do Produz Histórias RPC, a ser realizado na terça-feira, contará com conferências e debates para discutor o projeto e a produção paranaense. Luís Villaça, cineasta e diretor do quadro Retrato Falado exibido pelo Fantástico, deverá falar da experiência obtida com a realização de pequenos esquetes dramatúrgicos exibidos dentro do programa jornalístico dominical. Também participam das discussões Raul Costa Júnior, diretor de jornalismo da RBS TV, e Alexandre Ishikawa, diretor de produção da novela Pé na Jaca. Atualmente, a RPC também trabalha em um projeto de revista eletrônica paranaense a ser veiculada em horários optativos oferecidos pela Rede Globo.
Serviço: Produz Histórias RPC. Informações: www.rpc.com.br/produz
Deixe sua opinião