Letra de "Querido Diário", primeira faixa divulgada do álbum Chico, de Chico Buarque
"Hoje topei com alguns conhecidos meus/ me dão bom dia cheios de carinho/ dizem pra eu ter muita luz, ficar com Deus/ eles têm pena de eu viver sozinho/ Hoje a cidade acordou toda em contramão/ Homens com raiva, buzinas, sirenes, estardalhaço/ De volta a casa na rua/ Recolhi um cão/ Que de hora em hora me arranca um pedaço/ Hoje pensei em ter religião/ De alguma ovelha, talvez, fazer sacrifício/ Por uma estátua ter adoração/ Amar uma mulher/ Sem orifício/ Hoje afinal conheci o amor/ E era o amor uma obscura trama/ Não bato nela, não bato/ Nem com uma flor/ Mas se ela chora/ Desejo me inflama/ Hoje o inimigo feliz veio me espreitar/ Armou tocaia lá na curva do rio/ Trouxe um porrete e um porreta pode me quebrar/ Mas eu não quebro não/ Por que sou macio, viu?"
Após certa expectativa, alimentada por uma campanha de lançamento on-line que entrou no ar com atraso, por falha no servidor, os fãs de Chico Buarque puderam enfim ouvir uma faixa de seu novo CD, intitulado Chico, que che`ga às lojas dia 22 de julho. "Querido Diário, a primeira música do álbum divulgada, entrou no ar segunda-feira e já caiu na rede.
A canção, com pouco menos de três minutos, bem ao estilo do artista: suave, guiada pelo violão, com acompanhamento de violinos, piano, sopro e percussão. Sua letra, como o título indica, emula um texto escrito em páginas de diário, com descrições do cotidiano do narrador e reflexões. A revista Veja, em sua versão on-line, disse que a música traz um dos piores versos da história da MPB (leia a letra da canção na íntegra ao lado): "Hoje pensei em ter religião/ De alguma ovelha, talvez, fazer sacrifício/ Por uma estátua ter adoração/ Amar uma mulher/ Sem orifício".
E para ouvi-la não foi nem preciso comprar o disco na pré-venda (a R$ 29,90), o que em tese era um pré-requisito para ganhar acesso à canção. Um usuário já havia subido o vídeo para o YouTube, e outros começaram a copiá-lo. Era o mesmo vídeo com manuscritos da letra, com a canção como trilha disponível aos pagantes no site chicobastidores.com.br, que agora já está operando regularmente.
Quem comprou o CD na pré-venda recebeu por e-mail uma senha para acessar o conteúdo que se desejava exclusivo. No site, o único vídeo disponível, além do de "Querido Diário, é um que mostra a arte da capa. Nele, é possível ver também a lista das dez canções do disco. O site tem publicação de vídeos prevista dia a dia (até 1.º de julho), mas, segundo os criadores, não trará novas canções.
Serviço
Chico, novo álbum de Chico Buarque. Em pré-venda no site chicobastidores.com.br. Preço: R$ 29,90.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano