• Carregando...
O trio Os Paralamas do Sucesso durante apresentação no festival Lupaluna, em 2011: hits estão garantidos no litoral | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
O trio Os Paralamas do Sucesso durante apresentação no festival Lupaluna, em 2011: hits estão garantidos no litoral| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Há mais de três décadas em atividade, o trio Os Paralamas do Sucesso, assim como outras bandas com retrospecto de grandes hits, tem uma espécie de compromisso de apresentar suas principais canções em seus shows. Não será diferente neste domingo, à 0h30, no Café Curaçao (Veja o serviço completo do show no Guia Gazeta do Povo). Músicas como as já clássicas "Uma Brasileira", "Lanterna dos Afogados" e "Vital e Sua Moto" devem ser apresentadas ao lado de sucessos mais recentes, como "A Lhe Esperar", parte do repertório da turnê Brasil Afora, que a banda vem estendendo desde 2010.

O show, no entanto, não tem nada de nostálgico, garante o baterista João Barone. "A gente manipula nosso repertório e trabalha roteiros onde as músicas vão se encadeando de forma interessante", diz o músico, em entrevista por telefone à Gazeta do Povo. "Tentamos misturar a produção recente com músicas mais conhecidas. Isso realmente é um desafio, mas conseguimos fazer isso sem ficarmos engessados. Senão fica burocrático, o que não é nem um pouco nosso foco", diz.

Despretensão

Ao lado de Herbert Vianna (voz e guitarra) e Bi Ribeiro (baixo), Barone diz manter a prerrogativa de fazer apenas o que agrada ao trio musicalmente, e de só gravar coisas novas quando há algo novo a dizer. "De certa forma, a gente é uma banda que continua com suas ambições e com o que fazia desde o começo", diz o músico, para quem os grandes feitos dos Paralamas do Sucesso – como o disco Selvagem?, de 1986 – são resultado desta postura.

"Não tínhamos um plano diabólico para alterar a rota da MPB", brinca o músico a respeito do álbum, que foi apontado como inovador para o rock ao misturar influências brasileiras à música afro e jamaicana. "Tudo o que aconteceu depois do Selvagem? foi totalmente alheio a nossa vontade", diz. Deste disco, "Alagados" e "A Novidade" devem estar no repertório do show deste domingo.

Sertanejo e pagode

A programação do fim de semana de carnaval no Café Curaçao terá shows a partir desta sexta-feira, à 0h30, com a dupla sertaneja Fernando & Sorocaba (Veja o serviço completo do show no Guia Gazeta do Povo). No sábado, a partir das 18 horas, a festa Country Day traz as duplas Jeann & Júlio, Marcos & Belutti e Thaeme & Thiago (Veja o serviço). Os grupos Exaltasamba e Sambô se apresentam na segunda e na terça-feira, respectivamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]