O 2º Festival de Teatro Infantil de Curitiba (FTIC), realizado pelo Shopping Novo Batel, começou no fim de semana passado e vai até os últimos dias deste mês, com sessões aos sábados e domingos.
A reportagem conferiu as primeiras apresentações de quatro peças diferentes, duas da Cia. Máscaras de Teatro: Os Três Porquinhos e Alladin e o Gênio da Lâmpada; e duas da Cia. da Centopéia: Robin Hood e Cirandeiros.
Se o sucesso das atrações fosse medido pela interação da platéia e peças infantis sempre contam com intervenções das crianças, mesmo quando elas não são previstas , Os Três Porquinhos foi, de longe, a mais popular.
Em parte beneficiada pelo espaço do Teatro João Luiz Fiani, o menor dos três localizados no Shopping Novo Batel, com pouco mais de cem lugares o que torna o clima mais íntimo , o clássico sobre os três irmãos suínos que constróem casas para morar e são perseguidos pelo Lobo Mau ganhou uma releitura bem-humorada.
O Lobo Mau é divorciado e tem um filho pré-adolescente que queria ser bom. Ele sugere ao pai que coma carne de soja em vez de matar os porquinhos para fazer uma feijoada. Os três atores anões que encarnam o trio de irmãos perseguidos pelo lobo têm um timing de humor raro de se ver no teatro. Quando eles entram em cena, ganham a simpatia das crianças no ato.
Não se pode ignorar o fato de que Os Três Porquinhos é, das quatro montagens conferidas, a que tem cenografia mais simples. Embora as peças com menos de uma hora de duração em média sejam indicadas para crianças de todas as idades, é possível que aquelas com mais ou menos 3 anos tenham dificuldade de acompanhar as histórias até o fim.
Serviço
2º Festival de Teatro Infantil de Curitiba. Teatros Fernanda Montenegro, Paulo Autran e João Luiz Fiani (Al. Dom Pedro II, 255 Shopping Novo Batel), (41) 3222-4484. As sessões acontecem nos fins de semana a partir das 15 horas. A programação do evento está disponível na internet (www.shoppingnovobatel.com.br) e no roteiro do Caderno G Fim de Semana, publicado às sextas-feiras. Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (meia). Assinantes da Gazeta do Povo têm 50% de desconto.
Deixe sua opinião