• Carregando...
Os Três Porquinhos ganham a simpatia do público | Divulgação
Os Três Porquinhos ganham a simpatia do público| Foto: Divulgação

O 2º Festival de Teatro Infantil de Curitiba (FTIC), realizado pelo Shopping Novo Batel, começou no fim de semana passado e vai até os últimos dias deste mês, com sessões aos sábados e domingos.

A reportagem conferiu as primeiras apresentações de quatro peças diferentes, duas da Cia. Máscaras de Teatro: Os Três Porquinhos e Alladin e o Gênio da Lâmpada; e duas da Cia. da Centopéia: Robin Hood e Cirandeiros.

Se o sucesso das atrações fosse medido pela interação da platéia – e peças infantis sempre contam com intervenções das crianças, mesmo quando elas não são previstas –, Os Três Porquinhos foi, de longe, a mais popular.

Em parte beneficiada pelo espaço do Teatro João Luiz Fiani, o menor dos três localizados no Shopping Novo Batel, com pouco mais de cem lugares – o que torna o clima mais íntimo –, o clássico sobre os três irmãos suínos que constróem casas para morar e são perseguidos pelo Lobo Mau ganhou uma releitura bem-humorada.

O Lobo Mau é divorciado e tem um filho pré-adolescente que queria ser bom. Ele sugere ao pai que coma carne de soja em vez de matar os porquinhos para fazer uma feijoada. Os três atores anões que encarnam o trio de irmãos perseguidos pelo lobo têm um timing de humor raro de se ver no teatro. Quando eles entram em cena, ganham a simpatia das crianças no ato.

Não se pode ignorar o fato de que Os Três Porquinhos é, das quatro montagens conferidas, a que tem cenografia mais simples. Embora as peças – com menos de uma hora de duração em média – sejam indicadas para crianças de todas as idades, é possível que aquelas com mais ou menos 3 anos tenham dificuldade de acompanhar as histórias até o fim.

Serviço

2º Festival de Teatro Infantil de Curitiba. Teatros Fernanda Montenegro, Paulo Autran e João Luiz Fiani (Al. Dom Pedro II, 255 – Shopping Novo Batel), (41) 3222-4484. As sessões acontecem nos fins de semana a partir das 15 horas. A programação do evento está disponível na internet (www.shoppingnovobatel.com.br) e no roteiro do Caderno G Fim de Semana, publicado às sextas-feiras. Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (meia). Assinantes da Gazeta do Povo têm 50% de desconto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]