- Glamour refinado marca tapete vermelho do Oscar
- Danny Boyle leva Oscar de Melhor Diretor por "Milionário"
- Hugh Jackman transforma abertura do Oscar em um musical
- Kate Winslet ganha Oscar de Melhor Atriz por "O Leitor"
- Sean Penn ganha Oscar de Melhor Ator por "Milk"
- Confira a lista completa de vencedores da 81ª edição do Oscar
- "Quem quer ser um milionário?" é o grande vencedor do Oscar
David Rockwell e Bill Condon, responsáveis pela criação do design e arquitetura da festa do Oscar 2009, já haviam adiantado que o palco da cerimônia seria totalmente reconfigurado. E de fato, o resultado foi positivo. A premiação trouxe maior interação entre a plateia e os apresentadores, que ficavam sobre uma plataforma redonda, com todas as poltronas muito próximas do local da ação. Desta forma, os prêmios de atuação foram emocionantes, que dedicatórias e espaço para muitas lágrimas.
Foi possível perceber, até mesmo por detrás do televisor, os olhares e brincadeiras realizadas pelos atores em cena, que receberam atenção especial e uma valorização ainda maior dos indicados. Nos prêmios de Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante, foram selecionados cinco atores que já receberam o prêmio em anos anteriores, que fizeram uma pequena dedicatória aos cinco indicados em cada categoria.
O prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante foi o responsável por abrir o show. Após uma rápida recapitulação dos discursos de algumas das atrizes que já receberam a estatueta nesta categoria, entraram em cena por detrás de impressionantes telões Eva Marie Saint, Whoopi Goldberg, Goldie Hawn, Anjelica Huston e Tilda Swinton todas vencedoras em anos anteriores. Na categoria, concorriam ao lado da vencedora Penélope Cruz as atrizes Amy Adams, Viola Davis, Taraji P. Henson e Marisa Tomei.
As lágrimas começaram a rolar já na nomeação dos indicados. Ao ser premiada, Penélope não conseguiu evitar a emoção, e vez um discurso forte e bilíngüe. Espanhola, a atriz disse estar emocionada já que seu sonho não era realista para alguém do pequeno distrito de Alcobendas, próximo a Madri. Ela foi a primeira atriz espanhola a receber um prêmio da Academia.
Posteriormente, o mesmo formato foi utilizado na categoria Melhor Ator Coadjuvante. Heath Ledger, que morreu aos 28 anos após uma overdose acidental de medicamentos há pouco mais de um ano, recebeu o segundo Oscar póstumo entregue pela Academia por seu papel no filme "Batman O Cavaleiro das Trevas".
Após o anúncio de seu nome, as câmeras mostraram algumas das estrelas de Hollywood que tiveram que fazer esforço para segurar as lágrimas, entre elas Anne Hathaway e Angelina Jolie. O prêmio foi recebido no palco pelo pai de Ledger Kim, sua mãe Sally Bell e sua irmã Kate, que dedicou o prêmio à filha do ator, de três anos. "Nós recebemos orgulhosamente esta estatueta em nome da linda Matilda", disse.
Sean Penn bateu Mickey Rourke como Melhor Ator, e recebeu a estatueta das mãos de Ben Kingsley, Robert DeNiro, Adrien Brody, Michael Douglas e Anthony Hopkins. Kate Winslet foi premiada como Melhor Atriz, e subiu no palco ao lado de Sophia Loren, Nicole Kidman, Shirley MacLaine, Halle Berry e Marion Cotillard.