O banheiro está longe de ser o ambiente mais comentado de uma residência. Mas jogue a primeira pedra quem nunca ficou trancado nele chorando as mágoas por causa daquele pé na bunda, abraçado ao bidê. Ou até mesmo subiu em cima da privada para ensaiar uma apresentação do trabalho, cara a cara com o espelho. Foi de olho nesse local mais do que privado que a dupla formada pelo roteirista Cláudio Paiva e o diretor Maurício Farias resolveu ir fundo nos mais variados tipos e funcionalidades dos banheiros. O objetivo é o de contar ao público os segredos que ali habitam. O resultado desta empreitada está no quadro "Damas e cavalheiros", com previsão de estrear ainda este mês no "Fantástico", dividido em oito episódios.
- O banheiro é um local de muita intimidade e que nos dá recursos de contarmos histórias divertidíssimas. Estamos abordando um local fechado, que não tem câmera. As pessoas se revelam ali, é o lugar mais íntimo que existe. Sem contar que as referências mais intrínsecas de uma pessoa estão ali - diz Paiva.
Maurício concorda sem pestanejar. Para o diretor, que divide o sucesso do humorístico "A grande família" com Cláudio, o banheiro é um prato cheio para histórias engraçadas e mirabolantes.
- O banheiro é fundamental no exercício da intimidade. Afinal, é um espaço, no caso dos banheiros públicos, reservado apenas para homens ou mulheres. Além dessa separação que resulta em assuntos velados, ninguém fica num banheiro de bobeira. Ou por necessidades fisiológicas, ou pelo fato de estar vivendo uma situação inusitada - afirma Maurício.
E vai ter de tudo: banheiro chique e de botequim, aqueles de aeroporto e até o mais simples de uma casa de família. Em busca da materialização de tantas privadas e afins, a cenógrafa Luciane Nicolino foi à luta. E, depois de visitar mictórios e bidês coloridos, ela define sua aventura como finalizada.
- Até brinco dizendo que não quero mais fazer nem um lavabo! É difícil fazer uma variação em cima do mesmo tema. Por isso, eu e o Cao Albuquerque (figurinista) utilizamos as mesmas cores nos banheiros - explica Luciane.
Banheiros criados, Maurício e Cláudio partiram para a direção do quadro. Mas, para eles, o trabalho é uma conseqüência natural da parceria que os dois formaram há quase cinco anos.
- Nós temos a mesma visão do que é o humor. Gostamos de fazer rir valorizando muito os personagens, e não as situações. Esse quadro é uma evolução de 'A grande família', pois utilizamos apenas uma locação e seguimos para esse humor que também possui aspectos psicológicos. É uma comédia que também pode emocionar, por que não?- questiona Maurício.
Deixe sua opinião