Dez filmes produzidos pelos alunos da Academia Internacional de Cinema de Curitiba (AIC) serão exibidos em duas sessões, hoje e amanhã, às 19 horas, na Cinemateca de Curitiba. A mostra inicia as comemorações de aniversário da escola, que completa um ano de atividades no dia 5 de agosto.

CARREGANDO :)

De acordo com Flávia Rocha, que fundou e dirige a AIC ao lado do marido, o norte-americano Steven Richter, a instituição agora está focada em divulgar a produção acumulada durante o ano. "Estamos surpresos com o bom andamento do projeto. Os filmes estão começando a circular fora da escola, nos festivais, na tevê, e o trabalho tem evoluído de uma forma bastante interessante do ponto de vista acadêmico", afirma Rocha. Para a diretora, os alunos – a maior parte vinda de fora de Curitiba – foram atraídos e aprovaram o diferencial metodológico centrado nas atividades práticas de cinema.

Na semana passada, o curta-metragem Sem Ana, de Rafael Barion, foi selecionado para participar, entre os dias 15 e 20 de agosto, da mostra competitiva do Festival de Gramado (RS), na categoria de produção independente. Os Solitários, dirigido por Cristiano Burlan, também da AIC, estará na Jornada de Cinema da Bahia. "Em ambos os casos, os filmes competem em categorias profissionais e universitárias, o que é muito legal", comemora Rocha. Outras produções da Academia foram transmitidas recentemente pela TV Cultura de São Paulo, no programa Zoom, dedicado à produção nacional de curtas-metragens. Em agosto, o Canal Brasil também incluirá filmes da AIC em sua grade.

Publicidade

Mudanças

A instituição planeja ampliar as atividades, abrindo novas turmas e cursos paralelos. Em setembro, serão abertos pela primeira vez cursos intensivos com duração de um mês, além de oficinas modulares com professores convidados. Nomes como os de Ana Muylaert, diretora do longa-metragem Durval Discos; e Filipe Lacerda, co-diretor de Ônibus 174 e montador dos documentários Nelson Freire e Entreatos, além do longa Central do Brasil, devem estar entre os ministrantes.

Para atender ao crescimento das atividades, a escola escolheu uma nova sede (Rua Marechal Floriano, 2.222), no bairro Rebouças. Com área de aproximadamente 4 mil metros quadrados e três edifícios, o local estará em pleno funcionamento dentro de um mês. "Um dos prédios é uma casa-set, em que os alunos poderão fazer todo tipo de alteração e interferência para montar cenários", descreve a diretora.

A nova sede estará aberta para visitação pública no dia 6 de agosto, entre 11 e 14 horas, quando os interessados terão oportunidade de conhecer o programa anual, os filmes produzidos na escola e um documentário sobre a AIC.

Serviço: Mostra de Filmes da Academia Internacional de Cinema de Curitiba. Cinemateca de Curitiba (R. Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco), (41) 3321-3252. Hoje, às 19 horas. Informações: www.aicinema.com.br.

Publicidade