Iniciado no ano passado, com o objetivo de ensinar técnicas fotográficas e desenvolver a linguagem visual em estudantes de escolas públicas, o projeto Ver e Pensar Fotografia iniciativa do Instituto RPC, coordenada pelo fotógrafo Sílvio Ribeiro, editor do Departamento Fotográfico da Gazeta do Povo transformou o olhar de crianças de pelo menos seis bairros de Curitiba e Região Metropolitana.
A premissa do projeto é simples: cerca de 20 estudantes, entre 10 e 16 anos, participam de 30 horas de atividades, que inlcuem oficinas teóricas de fotografia, atividades práticas e, ao fim de cada semestre, uma exposição com as melhores imagens de cada participante.
O resultado obtido nas duas escolas que participaram do projeto este ano Escola Municipal Arco-Íris (Almirante Tamandaré) e Escola Municipal Germano Paciornik (Alto Boqueirão) poderão ser vistos a partir de hoje, pelos corredores do segundo andar do Sesc da Esquina.
"Não há qualquer interferência minha ou de quem quer que seja. Os alunos têm de fotografar usando apenas o modo manual da câmera, nada pode ser feito no automático. Cada câmera possui um cartão de 2 GB, que comporta cerca de 700 imagens. Eu apenas esclareço dúvidas técnicas que venham a surgir", ressalta Sílvio Ribeiro, idealizador do projeto e professor das crianças.
Das imagens captadas pela vizinhança, surgem resultados que, muitas vezes, impressionam até os fotógrafos mais experientes. "Além da qualidade das fotografias, que é óbvia, o que nos deixa mais felizes é o desenvolvimento social dessas crianças. Elas são levadas a refletir e expressar sua criatividade a partir do próprio cotidiano, o que amplia a percepção sobre sua realidade", conta Andressa Grilo, uma das integrantes da equipe pedagógica do Ver e Pensar Fotografia.
Serviço:
Exposição fotográfica Ver e Pensar Fotografia. Galeria de Arte Sesc da Esquina (R. Visc. do Rio Branco, 969, 2º andar), (41) 3304-2222. Hoje, a partir das 8 horas. De segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas. Em cartaz até 16 de dezembro.
Auditoria no Fies e Prouni expõe inadimplência de 51% e saldo devedor de R$ 109 bilhões
Pacheco deixou engatilhado novo Código Civil um dia antes de fechar mandato
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
Davi Alcolumbre e Hugo Motta vão enterrar o PL da Anistia?
Deixe sua opinião