A 57ª edição do Festival de Cinema de Berlim finalizou sua lista de filmes que vão concorrer ao Urso de Ouro este ano. Sucesso de público no Brasil - sendo visto por 350 mil espectadores -, "O ano em que meus pais saíram de férias", está na mostra competitiva ao lado de importantes filmes como "O bom pastor", de Robert de Niro; "Angel", de François Ozon; e "O bom alemão", de Steven Soderbergh.
O longa de Cao Hamburger - sobre a história de um garoto de 12 anos que vai morar com o avô depois de seus pais serem presos pela ditadura militar - é o representante latino da lista ao lado de "El otro", co-produção Argentina-França-Alemanha dirigida por Ariel Rotter.
A última vez que o Brasil teve um representante na mostra competitiva do festival foi em 1998. "Central do Brasil", dirigido por Walter Salles, rendeu à Fernanda Montenegro Urso de Ouro de melhor atriz.
A Berlinale, como é chamada, começa dia 8 e segue até 18 de fevereiro. São 26 filmes concorrendo ao Urso de Ouro. Desses, 19 fazem sua estréia mundial, como "300 de Esparta" (veja o trailer), com Rodrigo Santoro no elenco. O longa baseado na história em quadrinhos de Frank Miller está fora de competição, assim como mais três produções: "Cartas de Iwo Jima", de Clint Eastwood; "Notes on a scandal", de Richard Eyre; e "The walker", de Paul Schrader.
O site da Berlinale destaca o filme brasileiro, acrescentando que seu diretor se tornou "famoso depois da premiada série de TV 'Cidade dos homens'". O argentino Ariel Rotter já é conhecido dos berlinenses. Ele participou do festival com "Solo por hoy", em 2001. Seu novo filme, "El otro", traz a história de um homem em crise existencial que decide mudar de identidade. O filme é protagonizado por Julio Chávez, que esteve no evento ano passado com outro longa argentino, "O guardião". "El otro" faz sua estréia mundial em Berlim.
O filme israelense "Beaufort" também entrou na corrida pelo Urso de Ouro. Trata-se do terceiro longa do diretor Joseph Cedar, que agora descreve a história da última unidade militar israelense instalada no Líbano, cujas tropas precisaram bater em retirada. O diretor retrata os medos e a difícil experiência para os lendários soldados do castelo de Beaufort, como era chamado o QG dos israelenses.
O festival também vai mostrar "Hyazgar" ("Desert dream", em inglês), uma co-produção entre Coréia do Sul e França dirigida por Zhang Lu. O filme se passa numa vila situada na fronteira entre China e Mongólia, onde vive uma fazendeira ameaçada por soldados nortecoreanos.
Do Canadá, vem a produção independente "When a man falls in the forest". Neste drama o diretor Ryan Eslinger retrata um grupo de pessoas de uma pequena comunidade dos Estados Unidos, que precisa obedecer regras de isolamento e solidão. O filme é estrelado por Sharon Stone, Timothy Hutton e Dylan Baker.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião