Pergunte a qualquer um em Curitiba onde são exibidas peças com teatro de bonecos. Crianças e adultos certamente vão responder o mesmo: no shopping. Há cinco anos, o Teatro de Bonecos do Doutor Botica, fundado dentro do Shopping Estação, virou a referência da cidade para espetáculos do gênero. E o principal responsável por isso é Manoel Kobachuk, o artista por trás das peças que mantêm atento o público que visita a janela logo na entrada do Estação.
Neste ano, além de participar do festival com a peça Respeitável Público, o teatro vai aproveitar a ocasião para festejar a primeira meia década de funcionamento. Durante duas semanas, vai acontecer no Dr. Botica uma retrospectiva das peças já apresentadas no local. Estão no programa algumas montagens que já tiveram longas temporadas. É o caso de Boti no Planeta Água e Pai do Mato. Depois disso, o grupo já prepara duas outras peças para estrear ainda neste ano.
Antes de entrar em ação, Kobachuk falou ao Caderno G sobre o festival e a arte dos bonequeiros no Brasil. Leia a seguir os principais trechos da conversa:
Caderno G Qual é a importância do festival para vocês?
Manoel Kobachuk Um festival desse tipo é importante de vários jeitos diferentes. É nesse momento que se estabelece toda a possibilidade que temos de entrar em contato com tendências de outros estados, do exterior. Se estabelece uma troca, uma convivência. Geralmente, a organização traz peças dos espaços geográficos mais diversificados. E isso para a gente assimilar o que está sendo feito no mundo é fantástico. Mas temos que considerar também os eventos paralelos, que até atestam a maturidade do movimento bonequeiro no Brasil. Neste ano, junto com o festival teremos, por exemplo, o 15.º congresso da categoria, onde elegeremos a diretoria da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos. Também será lançado um livro de fotos chamado Vida de Boneco e uma revista, chamada Moin Moin.
O teatro de bonecos é muito diferente hoje do que quando você começou?
O teatro de bonecos erudito tem de 30 a 35 anos de história no Brasil. Antes eram experiências primárias. O marco inicial é a criação da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos. A partir disso, tivemos acesso direto à formação, informação e produção de todo o país. Foi realizada uma elaboração técnica do teatro de bonecos. Hoje, no Brasil, somos auto-suficientes em termos de técnica. Somos convidados até a dar cursos fora do país.
O teatro de bonecos era visto como coisa exclusivamente para crianças. Hoje isso está mudando?
Esta é uma característica do Brasil. Em muitos lugares do mundo o teatro de bonecos é uma tradição milenar. E a tradição em outros países é de peças para adultos. No Brasil, o uso do teatro de bonecos começou como instrumento pedagógico das pré-escolas. E por isso até ficou conhecido como teatrinho. Agora começaram a proliferar as produções voltadas ao público adulto. No final de uma experiência bem realizada é comum ouvir de um adulto: "Eu não sabia que servia para a gente também!". (RG)
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