Convencidos de que o tempo disponível na faculdade não bastava para estudar autores que consideravam essenciais, professores de literatura da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) criaram um grupo de estudo. Em seis anos, chegaram a publicar um livro e, dos encontros que aconteciam semanalmente, traçaram as características do curso Representações do Brasil e Seus Pensadores, que começa no próximo sábado.
"O objetivo de nosso curso, ao repensar as representações e os pensadores da nacionalidade, é estimular o resgate e a reflexão sobre a formação do Brasil e sua rica diversidade cultural", afirma Marlise Sapiecinski, integrante do grupo. Um dos autores a serem abordados é Sérgio Buarque de Holanda e o seu Raízes do Brasil. "A idéia é retomar criticamente algumas teses desenvolvidas pelo autor, como o conceito do homem cordial e as relações entre o Novo Mundo e a velha Civilização Ocidental", explica a professora Marcella Lopes Guimarães. O curso se dispõe a elaborar novas perguntas e algumas respostas.
O curso
Representações do Brasil e Seus Pensadores. Curso na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), coordenado pela professora Marta Morais da Costa. De 24 de setembro a 19 de novembro, sempre aos sábados, das 8 às 12 horas. O prazo para as inscrições termina amanhã. No valor de R$ 40, elas podem ser feitas pelo site www.pucpr.br/eventos. Outras informações pelos telefones (41) 3271-2145 e (41) 3271-1691.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião