Uma das obras mais influentes de todos os tempos, “O Capital”, marco do pensamento socialista de Karl Marx (1818-1883), terá um exemplar de sua primeira edição leiloada em Londres, no próximo dia 15.
A peça será vendida em um leilão dedicado a livros manuscritos e tem um valor de saída estimado entre 80 mil e 120 mil libras (R$ 404 mil a R$ 606 mil), segundo o site da casa Bonham, que organiza o evento.
O livro foi dado por Marx para seu amigo, o líder operário Johann Eccarius (1818-1889). Ele tem a assinatura do autor e data de 18 de setembro de 1867, apenas quatro dias depois da publicação do primeiro volume da obra.
Apropriação
Uma análise crítica do capitalismo e das ciências econômicas, “O Capital” é composto por três volumes, entre os quais somente o primeiro foi publicado em vida por Marx — os outros dois, de 1885 e 1894, foram editados por seu amigo e colaborador Friedrich Engels a partir das notas do autor.
Eccarius foi um alfaiate que fez parte do grupo britânico da Liga dos Justos, organização revolucionária de alemães que tinham emigrado em 1839. Mais tarde, a associação se transformou na Liga dos Comunistas, primeira organização internacional marxista.
Lá ele se tornou próximo de Marx e Engels. Mas a relação tornou-se conturbada depois que o autor de “O Capital” acusou Eccarius de tomar para si o crédito de ideias suas em artigos jornalísticos.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião