Por meio de uma linguagem cenográfica, a exposição Darwin Descubra o Homem e a Teoria Revolucionária Que Mudou o Mundo recria a atmosfera do século 19 em que Charles Darwin (1809-1882) viveu e desenvolveu a teoria evolucionista. São mais de 400 artefatos expostos entre objetos, documentos, livros raros, plantas, animais vivos e empalhados.
Originária do American Museum of Natural History, de Nova Iorque, a mostra foi adaptada ao público brasileiro pelo Instituto Sangari. Segundo o biólogo e co-curador Cristiano Moreira, ela possibilita uma aproximação entre o público e a trajetória do naturalista inglês, oferecendo uma percepção mais humana da atividade científica.
Na primeira das oito seções da exposição, é descrita a personalidade de Darwin, um observador entusiasmado. Em seguida, é possível ver esqueletos de mamíferos, répteis e pássaros que eram considerados imutáveis no início do século 19.
Na seção O Jovem Naturalista, um filme narrado pelo tataraneto Randal Keynes apresenta o clima político, social e científico da época.
Na parte Uma Viagem ao Redor do Mundo, há a recriação detalhada dos ambientes e criaturas que Darwin testemunhou durante a viagem de cinco anos a bordo do navio HMS Beagle, com destaque para a diversidade da Mata Atlântica e as criaturas diferentes da Ilha de Galápagos.
Aos poucos, o visitante é conduzido pelas mesmas linhas de raciocínio de Darwin. A seção A Obra de uma Vida apresenta uma réplica da sala de estudos do naturalista, na Down House, local onde foi escrito estudo clássico A Origem das Espécies (1859). Além de objetos pessoais e cadernos de anotações, está exposta uma paginá original da publicação, escrita a mão pelo próprio Darwin.
As últimas seções estão reservadas para entrevistas com cientistas renomados e computadores interativos, que trazem exemplos de pesquisas atuais baseadas nas descobertas darwinistas. "É possível compreender como o legado de Darwin continua contribuindo nos estudos atuais", diz Moreira. Completam o percurso uma montagem com mais de 60 espécies de orquídeas, flores que fascinavam o pesquisador e que o ajudaram a compreender algumas manifestações da natureza.
* * * * * *
Serviço
Darwin Descubra o Homem e a Teoria Revolucionária Que Mudou o Mundo. Sala de Eventos do Prédio da Pós-Graduação e Extensão da Universidade Positivo (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300). De segunda à sexta-feira, das 9 às 22 horas; sábados, domingos e feriados, das 9 às 17 horas. Ingressos a R$ 10 e R$ 5. Até 30 de novembro.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião