• Carregando...

Se enxergar de fora nem sempre é algo confortável. Mas esse é um dos feitos da Companhia Brasileira de Teatro em sua nova peça, Isso te Interessa?, em cartaz no Novelas Curitibanas até 16 de outubro.

O espetáculo, com texto da francesa Noëlle Renaude, desnuda no palco as interações de três gerações de uma família sem nada de incomum, em que as reações e manias são tão significativas quanto os grandes acontecimentos da vida.

Daí por que a identificação por parte do público é quase certa. O espaço intimista do Novelas Curitibanas parece ainda menor com a plateia de apenas 40 lugares, que leva à formação de fila ainda antes de a bilheteria abrir, às 19 horas.

Essa proximidade com os atores permite observar cada mínima expressão, e escancara as agressões cotidianas do clã moderno.

Giovana Soar e Nadja Naira estão ótimas no papel de mãe e filha, que lutam pelo mesmo espaço e protagonizam cenas de intenso ciúme. A impressão que se tem é que uma terá que sair. O gesto da mãe que se descabela e ainda se admira é um dos mais marcantes.

Ranieri González impressiona com as interpretações do seu cachorro – que parece um felino de tanta sensualidade com a qual se desloca – e do pai teimoso e enrijecido. Rodrigo Ferrarini encabeça textos que oferecem as chaves para entrar nos quartos escuros e frios dessa família.

Afogamento

O cenário inicial, fifties, não tem nada fora do lugar, mas a trilha sonora que marca a passagem do tempo pode afogar se você se esquecer de que está diante de uma obra de ficção.

Ela ajuda a pensar sobre os vícios da convivência, que, por mais sufocante que pareça, sempre é fugaz. Depois que passa, fica a memória de gestos, tiques, manias e traços que voltam como um mantra da lembrança e, claro, influenciam aquilo em que nos tornamos.

A família da Cia. Brasileira ia, mas acaba ficando pelo caminho.

Não é fácil presenciar uma derrocada tão gradual e certa. Talvez a possibilidade de redenção esteja em Saint-cloud, um lugar nostálgico do qual eles falam, mas que permanece no plano do desejo ou do desprezo.

Serviço:

Isso te Interessa? Teatro Novelas Curitibanas. Rua Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco. (41) 3321-3358. Direção de Marcio Abreu. Classificação indicativa: 18 anos. Quinta a domingo, às 20 horas. Entrada franca com retirada de ingressos uma hora antes. Até 16 de outubro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]