Se enxergar de fora nem sempre é algo confortável. Mas esse é um dos feitos da Companhia Brasileira de Teatro em sua nova peça, Isso te Interessa?, em cartaz no Novelas Curitibanas até 16 de outubro.
O espetáculo, com texto da francesa Noëlle Renaude, desnuda no palco as interações de três gerações de uma família sem nada de incomum, em que as reações e manias são tão significativas quanto os grandes acontecimentos da vida.
Daí por que a identificação por parte do público é quase certa. O espaço intimista do Novelas Curitibanas parece ainda menor com a plateia de apenas 40 lugares, que leva à formação de fila ainda antes de a bilheteria abrir, às 19 horas.
Essa proximidade com os atores permite observar cada mínima expressão, e escancara as agressões cotidianas do clã moderno.
Giovana Soar e Nadja Naira estão ótimas no papel de mãe e filha, que lutam pelo mesmo espaço e protagonizam cenas de intenso ciúme. A impressão que se tem é que uma terá que sair. O gesto da mãe que se descabela e ainda se admira é um dos mais marcantes.
Ranieri González impressiona com as interpretações do seu cachorro que parece um felino de tanta sensualidade com a qual se desloca e do pai teimoso e enrijecido. Rodrigo Ferrarini encabeça textos que oferecem as chaves para entrar nos quartos escuros e frios dessa família.
Afogamento
O cenário inicial, fifties, não tem nada fora do lugar, mas a trilha sonora que marca a passagem do tempo pode afogar se você se esquecer de que está diante de uma obra de ficção.
Ela ajuda a pensar sobre os vícios da convivência, que, por mais sufocante que pareça, sempre é fugaz. Depois que passa, fica a memória de gestos, tiques, manias e traços que voltam como um mantra da lembrança e, claro, influenciam aquilo em que nos tornamos.
A família da Cia. Brasileira ia, mas acaba ficando pelo caminho.
Não é fácil presenciar uma derrocada tão gradual e certa. Talvez a possibilidade de redenção esteja em Saint-cloud, um lugar nostálgico do qual eles falam, mas que permanece no plano do desejo ou do desprezo.
Serviço:
Isso te Interessa? Teatro Novelas Curitibanas. Rua Carlos Cavalcanti, 1.222 São Francisco. (41) 3321-3358. Direção de Marcio Abreu. Classificação indicativa: 18 anos. Quinta a domingo, às 20 horas. Entrada franca com retirada de ingressos uma hora antes. Até 16 de outubro.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais