Apesar da fórmula mágica dos acústicos estar desgastada e do revival oitentista estar com os dias contados, o cantor e compositor Leoni conseguiu quebrar a barreira que o afastou da cena musical durante oito anos e voltou a conquistar a aceitação do público e da crítica.
O responsável pela guinada na carreira foi o álbum Áudio-Retrato, lançado no início do ano pela gravadora Som Livre, e que será apresentado hoje á noite, em um pocket-show na livraria Fnac. O trabalho reúne um repertório de 23 canções que fizeram sucesso durante os anos 80, além das versões originais de duas músicas retiradas do álbum independente Batuque Elegante, de 2002.
Apresentadas apenas ao som de voz e violão, o CD e o DVD contam ainda com participações especiais dos velhos amigos Léo Jaime, Dinho Ouro Preto e Herbert Vianna. Enquanto Dinho reinventa "Garotos 2", um dos maiores sucessos de Leoni, o líder do Paralamas do Sucesso grava "Por Que Não Eu".
O bom desempenho do trabalho foi uma grande surpresa. Além de ganhar um disco de ouro, em menos de um mês do lançamento, Leoni tem lotado casas de shows em São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades do país.
Mais conhecido como ex-baixista do Kid Abelha e ex-vocalista do Heróis da Resistência, Leoni foi responsável pela composição de sucessos como "Exagerado", em parceria com Cazuza; "Fixação", "A Fórmula do Amor" e a própria "Por Que Não Eu?", a música-tema do casal protagonista da novela A Lua Me Disse, da Rede Globo.
O artista chegou a ficar mais de oito anos sem gravar, mas nunca se afastou da música. Entre os projetos que desenvolveu durante a pausa, está o livro Letra, Música e Outras Conversas, lançado em 1995, que reuniu o depoimento de oito nomes consagrados da música brasileira de sua geração: Frejat, Renato Russo, Samuel Rosa, Herbert Vianna, Marina Lima, Adriana Calcanhoto, Nando Reis e Lobão.
* Serviço: Pocket-show com Leoni. Loja Fnac do ParkShopping Barigüi (R. Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600). Hoje, às 19 horas. Informações: (41)2141-2000.
Repertório
"Exagerado"
"Doublé de Corpo"
"Por Que não Eu?"
"As Cartas Que Eu Mando"
"Esse Outro Mundo"
"Temporada das Flores"
"50 receitas"
"Melhor pra Mim"
"Só pro Meu Prazer"
"Como Eu Quero"
"Garotos 2"
"Lágrimas e Chuva"
"Canção pra Quando Você Voltar"
"Fixação"
"Falando de Amor"
"Nosferatu"
"A Canção da Despedida"
"Alice / Conspiração Internacional"
"Carro e grana / Fórmula do Amor"
"Educação Sentimento"
"Os Outros"
Números
50 mil é o número de cópias vendidas do CD Áudio-Retrato. Em apenas um mês, Leoni já recebeu o discos de ouro..
8 anos foi o período em que Leoni ficou sem gravar.
1983foi o ano em que o primeiro single do Kid Abelha foi lançado. O disco contava com as músicas "Pintura Íntima" e "Por Que Não Eu?".
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião