"Noiva Cadáver", "Wallace & Gromit" ou "O galinho Chicken Little"? Quem deve ganhar o Oscar 2006? Por enquanto é cedo para responder à pergunta, já que o último desenho animado citado só chega aos cinemas dos EUA esta sexta-feira (e no Brasil no dia 11). Mas a imprensa começou a especular sobre o filme de animação que levará a estatueta em março do ano que vem.

CARREGANDO :)

Ao que tudo indica será uma guerra não entre grandes estúdios de Hollywood e, sim, entre a animação tradicional e a digital.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas encerrou na terça-feira as inscrições para a categoria de longas de animação, o que confirma a entrada de "Chicken Little" na corrida ao Oscar.

Publicidade

Esta é a primeira animação da Walt Disney desenhada inteiramente no computador. A história épica apresenta uma nova versão para a fábula clássica de um galinho que causa pânico geral quando confunde a queda do fruto de uma árvore com um pedaço do céu. Mas ele tenta recuperar sua reputação em uma aventura hilária, dirigida mais para as crianças do que para os grandinhos.

A Disney espera levar o primeiro Oscar da categoria com este desenho ("Os Incríveis", vencedor do Oscar 2005, era da parceria entre a casa do Mickey Mouse e a Pixar).

Segundo as regras da Academia, são necessárias entre oito e 15 animações inscritas na categorias, para dali saírem apenas três para a disputa. Este nomes só serão conhecidos no dia 31 de janeiro, quando serão anunciados todos os concorrentes ao Oscar.

No entanto, não há muita dúvida de que duas dessas vagas estão garantidas para filmes com boa respostas de crítica e de público. Como é o caso de "Noiva Cadáver", de Tim Burton", e "Wallace & Gromit: A batalha dos vegetais", de Nick Park. Ambos têm a mesma técnica de animação, o "stop-motion", um trabalho penoso que muitos consideraram morto para longas de animação.

O próprio realizador de "Chicken Little" reconhece a qualidade técnica desses filmes, mas sabe que as produções digitais têm seu lugar ao sol.

Publicidade

- Os que acabam levando o prêmio, são os mais populares ou os feitos em computador - disse o diretor de "Chicken Little", Mark Dindal, à agência EFE.

Sua afirmação é baseada na vitória de "Toy Story", em 1995. De lá para cá os filmes computadorizados têm demonstrado seu poder de fogo. Das quatro estatuetas dadas nesta categoria, três foram para filmes de animação digital.

Outro que poderia concorrer ao Oscar de animação é o mestre japonês Miyazaki, com seu "Castelo animado", longa feito de forma tradicional. A Dreamworks, que já ganhou a estatueta com "Shrek", pode disputar com "Madagascar".

Os grandes ausentes de 2006 no Oscar serão os estúdios Pixar, que já levaram estatuetas com "Procurando Nemo" e "Os Incríveis", além do prêmio especial por "Toy Story". Este ano eles não estrearam nenhum filme desta categoria.

Tudo isso pode ajudar a Disney a recuperar sua posição no mundo da animação.

Publicidade

- Mais que o renascimento dos estúdios, acredito que estamos falando também de encontrar nossa própria voz neste campo - disse o diretor de "Chicken Little", produção de 83 minutos que custou US$ 100 milhões, além dos gastos em publicidade.

A crítica não duvida que "Chicken Little" vai conquistar o coração das crianças. Já o coração dos acadêmicos será mais difícil de amolecer...

"Falta a 'Chicken Little' emoção, o nó na garganta", comentou a crítica de "Hollywood Reporter".