• Carregando...

O projeto Terças Clássicas, do Teatro HSBC, que, desde junho, vem apresentando uma série de concertos clássicos de artistas paranaenses de renome e músicos brasileiros consagrados, apresenta hoje, às 20h30, o pianista prodígio Pablo Rossi, de apenas 17 anos.

Nascido em 1989, em Florianópolis, Pablo iniciou seus estudos musicais aos 6 anos, por vontade própria – encontrou o folheto de um conservatório que oferecia aulas de piano e pediu aos pais que o matriculassem. Desde 1998, Pablo é aluno de Olga Kiun, pianista russa radicada em Curitiba, responsável por sua orientação junto ao maestro Osvaldo Colarusso, com quem o jovem tem aulas de teoria musical.

Estudando cerca de cinco horas por dia desde muito criança, há quem imagine que Pablo não seja um garoto normal, como os outros de sua idade, opinião da qual ele discorda sem pestanejar. "Quando eu tinha 9 anos, costumava me apresentar no Curso de Formação de Platéia em Música, aqui em Curitiba, e as senhoras que o freqüentavam sempre comentavam ‘você toca tão bem, mas que pena, está perdendo sua infância’. Sei que o meu caso foge um pouco à regra, desde pequeno tenho uma rotina diferente, mas, para mim, ter encontrado o piano ainda criança é algo muito normal", conta, em entrevista ao Caderno G.

Tanto que, com apenas 7 anos, Pablo foi convidado pela Sociedade Rachmaninoff, para ir até a Rússia, participar de aulas com professores do Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, como Alexander Mndoyants e Viktor Merdjanoff. Aos 11, o jovem pianista enfrentou outro desafio: gravar um CD com ciclos de peças de Chopin, Bartók, Schumann, Tchaikovsky, Rachmaninoff, Schostakovich e Nepomuceno. "Foi difícil, pois eram peças que ainda não estavam no mercado, não haviam sido gravadas. Mas resolvi meter a cara", conta.

Após apresentar-se ao lado das principais orquestras sinfônicas do país e realizar concertos nas principais salas brasileiras, Pablo inicia, no mês de setembro, uma nova etapa em sua carrreira. Em busca de profissionalização, o pianista vai para Moscou, onde irá cursar a faculdade de piano no Conservatório Tchaikovsky. Na Rússia, Pablo passa a ser aluno da professora e concertista Elisso Virsaladze, que Pablo conheceu no ano passado, durante a passagem da Filarmônica de São Petersburgo pelo Brasil. Ainda este ano, Rossi faz uma turnê de dez concertos por países como Inglaterra, EUA, Itália e Alemanha.

Uma prévia do que o pianista deve apresentar em setembro, em Nova Iorque, poderá ser conferida no concerto de logo mais, em que Rossi interpreta um noturno de Chopin, a "Sonata N.º 2" de Sergei Prokofiev e a "Sonata em Lá Menor", de Mozart.

Serviço: Terças Clássicas. Concerto do pianista Pablo Rossi. Teatro HSBC (R. Luiz Xavier, 11 – Rua das Flores). Hoje, às 20h30. Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (estudantes e clientes do HSBC). Mais informações pelo telefone (41) 3232-7177.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]