Londres (AE) O Jardineiro Fiel, dirigido pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles, que denuncia os métodos que uma hipotética empresa farmacêutica emprega na África para fazer testes de seus produtos em humanos, ganhou os principais prêmios do British Independent Film Award.
O filme, adaptação do romance homônimo de John Le Carré, conquistou na última quarta-feira o prêmio de melhor filme, e seus dois principais protagonistas, Ralph Fiennes (foto) e Rachel Weisz, levaram, respectivamente, os prêmios de melhor ator e atriz.
Fiennes interpreta um funcionário do Ministério de Assuntos Exteriores britânico, casado com uma jovem idealista (Rachel Weisz), empenhada em descobrir quem está usando os africanos como "ratos de laboratório" e que é assassinada durante sua investigação.
O filme de Meirelles ganhou de filmes como The Libertine, de Laurence Dunmore, com Johnny Depp como protagonista, e Sra. Henderson Apresenta, de Stephen Frears.
O prêmio único de melhor ator ou atriz coadjuvante foi para Rosamund Pike, por seu papel em The Libertine, e Neil Marshall ganhou o prêmio de melhor diretor por The Descent, filme de terror sobre um grupo de mulheres presas em uma caverna por causa de um deslizamento de rochas, Marshall, de 35 anos, derrotou veteranos como Michael Witterbottom, Stephen Frears e Fernando Meirelles.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”