Mais uma grande indicação para o brasileiro Fernando Meirelles e seu primeiro filme em língua inglesa, "O jardineiro fiel". Ou melhor, mais dez grandes indicações, incluindo melhor direção e filme. O diretor, projetado iternacionalmente com "Cidade de Deus", vai concorrer ao mais importante prêmio da Grã-Bretanha, o Bafta.
Outro brasileiro foi indicado ao Oscar inglês nesta quinta-feira. César Charlone concorre pela fotografia de "O jardineiro fiel". Ele, assim como Meirelles, já tinha concorrido ao Oscar em 2004 por "Cidade de Deus". Em 2003, o filme sobre a favela carioca ganhou o Bafta de melhor edição (Daniel Rezende) e concorreu na categoria melhor filme estrangeiro.
Além de melhor filme, direção e fotografia, "O jardineiro fiel" concorre nas categorias: filme inglês do ano, ator e atriz (Ralph Fiennes e Rachel Weisz, vencedora do Globo de Ouro de atriz coadjuvante na segunda-feira), roteiro adaptado (Jeffrey Caine), som (Joakim Sundström e Stuart Wilson), canção (Alberto Iglesias) e edição (Claire Simpson).
"O jardineiro fiel", baseado no livro de John Le Carré, teve mais indicações do que o grande favorito do ano: "O segredo de Brokeback Mountain", de Ang Lee, concorre em nove categorias. O longa sobre dois caubóis gays nos Estados Unidos dos anos 60 venceu o Globo de Ouro de melhor filme e direção e já é o grande favorito ao Oscar em março.
O filme dirigido pelo brasileiro é também o único representante britânico na lista principal dominada por produções de Hollywood. Os outros indicados para melhor filme foram "Capote", "Crash - No limite", "Boa noite e boa sorte", além de "O segredo de Brokeback Mountain".
Os vencedores do Bafta serão anunciados dia 19 de fevereiro.
Comissão da Câmara dos EUA aprova PL para barrar entrada de Moraes no país
Em baixa, Lula tenta acelerar PIB com saque do FGTS; medida pressiona inflação e juros
Citando Brasil, governo Trump chama de antidemocrática censura contra empresas dos EUA
O que Lula quer com a reforma ministerial; ouça o podcast