Marco da história da dança, o espetáculo "O lago dos cisnes" será a atração de abertura da temporada 2007 de balé do Theatro Municipal, do Rio de Janeiro, neste fim de semana.
"O lago dos cisnes" comemora este ano 130 anos de sua primeira apresentação, ocorrida no dia 4 de maio de 1877 no Teatro Bolshoi, em Moscou. O espetáculo usou pela primeira vez nas bailarinas a saia curta - o tutu bandeja - que se tornou um ícone da indumentária do balé, rompendo um padrão estético.
A montagem carioca conta com o Corpo de Baile e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal executando música de Tchaikovsky. A coreografia é a original, criada por Yelena Pankova, Lev Ivanov e Marius Petipa. O espetáculo terá regência do maestro argentino Javier Logioia e iluminação de Paulo César Medeiros.
Baseado em um conto de fadas alemão, "O lago dos cisnes" narra, em quatro atos, a história do príncipe Siegfried que se apaixona por Odette, uma princesa que foi transformada em cisne por um feiticeiro. Odette está destinada a permanecer como ave até que seja salva da maldição pelo amor de um homem que nunca a traia.
Encantado por sua beleza, o príncipe lhe jura amor eterno. Em sua festa de aniversário, porém, Sigfried é enganado pelo feiticeiro, Rothbart, declarando amor por Odile, uma gêmea malvada de Odette. Quando se dá conta de seu erro, vai até o lago, refaz suas juras de amor, combate o feiticeiro e quebra o encanto para que possa ser felizes para sempre ao lado da princesa.
A temporada no Rio vai até o dia 8 de abril. O preço dos ingressos variam de R$ 1,00 (no domingo) a R$ 180,00 (frisa e camarotes).
Briga de Pochmann e servidores arranha imagem do IBGE e amplia desgaste do governo
Babás, pedreiros, jardineiros sem visto: qual o perfil dos brasileiros deportados dos EUA
Crise dos deportados: Lula evita afronta a Trump; ouça o podcast
Serviço de Uber e 99 evidencia “gap” do transporte público em grandes metrópoles
Deixe sua opinião