Marco da história da dança, o espetáculo "O lago dos cisnes" será a atração de abertura da temporada 2007 de balé do Theatro Municipal, do Rio de Janeiro, neste fim de semana.

CARREGANDO :)

"O lago dos cisnes" comemora este ano 130 anos de sua primeira apresentação, ocorrida no dia 4 de maio de 1877 no Teatro Bolshoi, em Moscou. O espetáculo usou pela primeira vez nas bailarinas a saia curta - o tutu bandeja - que se tornou um ícone da indumentária do balé, rompendo um padrão estético.

A montagem carioca conta com o Corpo de Baile e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal executando música de Tchaikovsky. A coreografia é a original, criada por Yelena Pankova, Lev Ivanov e Marius Petipa. O espetáculo terá regência do maestro argentino Javier Logioia e iluminação de Paulo César Medeiros.

Publicidade

Baseado em um conto de fadas alemão, "O lago dos cisnes" narra, em quatro atos, a história do príncipe Siegfried que se apaixona por Odette, uma princesa que foi transformada em cisne por um feiticeiro. Odette está destinada a permanecer como ave até que seja salva da maldição pelo amor de um homem que nunca a traia.

Encantado por sua beleza, o príncipe lhe jura amor eterno. Em sua festa de aniversário, porém, Sigfried é enganado pelo feiticeiro, Rothbart, declarando amor por Odile, uma gêmea malvada de Odette. Quando se dá conta de seu erro, vai até o lago, refaz suas juras de amor, combate o feiticeiro e quebra o encanto para que possa ser felizes para sempre ao lado da princesa.

A temporada no Rio vai até o dia 8 de abril. O preço dos ingressos variam de R$ 1,00 (no domingo) a R$ 180,00 (frisa e camarotes).

Veja também
  • Mikhail Baryshnikov abre o Festival de Dança de Joinville