Nesta semana as telonas curitibanas receberam seis novos filmes. Para quem quiser levar crianças e adolescentes às salas de exibição, destaque para os longas "O Ano que Meus Pais Saíram de Férias", do diretor Cao Hamburger, e "Cavaleiros do Zodíaco Prólogo do Céu", seqüência cinematográfica para os fãs da série exibida na televisão. Já as fitas "O Grande Truque" e o "O Samurai do Entardecer" devem agradar os adultos. Entretanto, dentre todas as estréias, o maníaco Jigsaw é quem vai atrair a maioria do público ao comandar o terror em "Jogos Mortais 3".
Orçado em US$ 12 milhões, o terceiro filme da série surpreende ao trazer de volta o assassino Jigsaw, que estaria com uma doença terminal na sua empreitada anterior. Contudo, em "Jogos Mortais 3" ele mostra-se em plena forma e vem acompanhado de uma antiga "vítima", a agora assistente Amanda. Os dois conseguem escapar da polícia, porém passam a ser perseguidos por um grupo de detetives. Solta, a dupla escolhe um novo alvo: a médica Lynn Denlon. A sua missão não é jogar com o perigoso criminoso, mas sim salvar a sua vida. Quem vai sofrer com os macabros jogos de Jigsaw é um rapaz, Jeff. O terror deste longa não deve ficar devendo em nada para as duas seqüências anteriores. Além de liderar as bilheterias norte-americanas, o filme causou frisson em Londres, onde muitas pessoas passaram mal nas salas de exibição.
Representando o cinema nacional na semana temos a segunda empreitada do diretor Cao Hamburger nas telonas. Após dirigir "Castelo Rá-tim-bum", em 1999, o diretor aposta na história da ditadura militar no Brasil sob o olhar de um garoto de 12 anos em "O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias". O longa se passa em 1970, quando os pais do garoto Mauro "tiram férias forçadas". Ativistas de esquerda, eles foram obrigados a fugir da perseguição política dos militares. A custódia do garoto fica com o seu avô paterno. Este logo se vem envolto em problemas, e pede para que o seu vizinho judeu cuide de Mauro. Enquanto aguarda uma ligação dos pais, o menino deve lidar com os momentos de tristeza. Em busca de algum conforto, o menino acaba acompanhando o desempenho da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.
Outra opção pra garotada é a animação nipônica "Cavaleiros do Zodíaco Prólogo do Céu" que, como o nome diz, trata-se de mais uma aventura cinematográfica dos defensores da deusa Athena, famosos nos anos 90 com a série de tv exibida na extinta Rede Manchete, e mais recentemente apresentada na Bandeirantes. Neste quinto filme, Seiya, Shiryu, Ike, Hyoga e Shun, os cinco cavaleiros de bronze de Athena, ainda se recuperam da árdua batalha contra Hades quando se deparam com um novo inimigo: Apolo, que lidera cavaleiros celestiais e quer tomar o controle do Santuário. Sem o apoio dos já derrotados cavaleiros de ouro, Seiya e seus amigos terão de enfrentar sozinhos mais este desafio.
Também do Japão vem "O Samurai do Entardecer", filme indicado ao Oscar em 2002 na categoria de melhor filme estrangeiro. A trama se passa em um país dominado pelas dinastias e pelos samurais. Um deles, Seibei, é tido como de segundo escalão e alimenta uma forte paixão por uma mulher, Tomoe, com a qual foi criado. Ao mesmo tempo em que ele tem de criar as duas filhas sozinho após a morte da esposa, o seu antigo amor se divorcia do marido, um samurai com uma grande reputação. O inevitável confronto entre os dois acontece, e a vitória de Seibei o coloca em uma posição privilegiada. Mas existe um preço a ser pago: ele deve lutar com um outro poderoso inimigo e arriscar a vida mais uma vez.
Saindo das terras medievais japonesas, chegamos ao século 19, onde o trio que estrelou a última aventura do Homem-Morcego vive em meio a muita aventura e suspense. O diretor Christopher Nolan e os atores Christian Bale e Michael Caine comandaram as ações em "Batman Begins" e agora voltam a trabalhar juntos ao lado do "Wolverine" Hugh Jackman em "O Grande Truque". A história trata da vida de dois mágicos que se conhecem ainda na juventude, mas que ao longo do tempo passam a competir entre si. A rivalidade cresce, assim como os segredos, que resultam em atitudes drásticas na relação entre os dois.
Fechando a lista de novidades temos o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore capitaneando o documentário "Uma Verdade Inconveniente". Ele analisa a questão do aquecimento global, mostrando mitos, equívocos acerca do problema e alguma sugestões que podem servir como saídas para o planeta. Além de bastante informativo, o filme apresenta uma característica no mínimo curiosa: um político do país que mais produz lixo e polui a Terra defendendo questões ambientais.
Confira o roteiro para saber os locais e os horários destes e de outros filmes em cartaz no Paraná