• Carregando...
A personagem Dolores, uma boneca, que representa uma menina de 10 anos, luta contra a insegurança | Divulgação
A personagem Dolores, uma boneca, que representa uma menina de 10 anos, luta contra a insegurança| Foto: Divulgação

A Alameda Cia. Teatral faz uma homenagem a Gílian Carraro, morta em 2002, com 35 anos. A trupe, que há um ano administra o Teatro Odelair Rodrigues, coloca em cena uma adaptação do livro Dolores e Seus Temores. A autora deixou os originais prontos e revisados, mas morreu antes de ver a obra impressa.Dolores, uma menina de 10 anos, é a protagonista do enredo. Ela tem medo de tudo: do escuro, de bicho, de sair de casa. Durante um mês de férias, Dolores vai passar uma temporada na chácara de sua tia Lili. E, em meio a um cenário bucólico, longe dos prédios, asfalto e ar poluído da metrópole em que vive, a menina terá de enfrentar todos os seus temores.

Galvani Jr., ator e irmão de Gílian, afirma que o livro foi "bem adaptado para o teatro", pelo diretor Cristóvão de Oliveira. Em 2006, a (então) proposta foi contemplada por um edital da Funarte e, devido a esse estímulo, foram realizadas algumas apresentações, em Curitiba e em cidades da região metropolitana, como Pinhais e Araucária.

Dolores e Seus Temores é, de acordo com Galvani Jr., uma peça inédita hoje, em comparação às montagens feitas há três anos. O elenco, à exceção dele, foi alterado. Também entram em cena Isabela Giorgio, Angela Stadler e Bruno Girello.

A peça foi elaborada a partir de uma soma de linguagens. Há a presença dos quatro atores, mas as duas personagens centrais, Dolores e Lili, são bonecas manipuladas pelo elenco. Entre os recursos adicionais, destaque para projeções em tela e bonecos feitos a partir de sombras.

"É uma peça para todos os públicos. As crianças, os pais e os professores gostam", diz Galvani Jr. Ele analisa que, como o medo, tema central da montagem, é algo que todos os humanos sentem, do início ao final da vida, a identificação da plateia com o que se passa no palco é inevitável.

Serviço: Dolores e seus Temores Espaço Cultural Odelair Rodrigues (Av. Sete de Setembro, 2.440), (41)3222-1758. Direção de Cristóvão de Oliveira. Com Bruno Girello, Isabela Giorgio e Angela Stadler. Dias 3, 4, 10 e 12 de outubro e 1º de novembro às 15h. Dias 17, 18, 24 e 25 de outubro às 16h. R$20 e R$10.

Veja também
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]