Pelo segundo ano consecutivo os curitibanos podem se gabar da escalação reservada à edição local do Tim Festival, que anunciou ontem suas atrações. Se no ano passado o evento trouxe à Pedreira Paulo Leminski memoráveis shows da trinca nova-iorquina Yeah Yeah Yeahs, Patti Smith e Beastie Boys, em 2007 o conjunto de quatro atrações que sobem ao palco da mesma Pedreira, na noite de 31 de outubro, pode bem ser definido como o crème de la crème dos 39 escalados para a quinta edição do festival (26 internacionais e 13 nacionais). Neste ano, o evento tem como matriz o Rio de Janeiro (Marina da Glória), com edições em São Paulo, Vitória e Curitiba.
Na capital parananense, os seguidores dos novos sons sejam à base de guitarras ou engenhocas eletrônicas poderão colocar à prova o hype criado em torno de dois de seus principais nomes: o quarteto norte-americano The Killers e os rapazes ingleses do Arctic Monkeys.
Já os mais chegados em experimentações eletrônicas terão a oportunidade de balançar o esqueleto ao som do quinteto londrino Hot Chip grata revelação do ano passado, apesar de uma trajetória que já soma seis anos. Também vão poder literalmente "viajar" na estrutura hi-tech sustentada pela potente voz da islandesa Björk, atração mais do que esperada pelo fiel séquito de admiradores da ex-vocalista da banda Sugarcubes.
Novo formato
Comemorando cinco anos de existência (após assumir a continuidade do extinto Free Jazz), como o principal festival de música da América Latina, o Tim Festival 2007 apresenta ao público carioca (dias 26 e 27 de outubro) e paulista (de 25 a 29 de outubro) uma nova configuração, elaborada de forma temática.
Ao invés de dividir as atrações por palcos, os artistas escalados serão reunidos de acordo com conceitos ou afinidades musicais. Ao todo, serão 12 temas, entre eles Tim Volta (que reúne Björk e o grupo Antony and the Johnsons); Novas Divas (de cantoras que vêm se sobressaindo no cenário mundial); Novo Rock US (com The Killers e Juliette and The Licks); Novo Rock UK (com Hot Chip e Arctic Monkeys), entre outras classificações.
"As noites temáticas sempre existiram de alguma maneira, mas de uma forma oculta. Agora estão expostas e possibilitam uma leitura mais aprofundada. Além disso, através da reformulação conseguimos nos concentrar mais em dois dias no Rio e resguardar uma parte da verba para trazer mais talentos importantes e levá-los a Curitiba e São Paulo", explica Monique Gardenberg, da Dueto Produções, idealizadora e organizadora do evento.
Em Vitória, o Tim acontece nos dias 27, 28 e 29 de outubro, com uma programação concentrada em nomes do jazz e do pop. Já em Curitiba, a edição especial será realizada em uma única noite e as atrações, que privilegiam rock e eletrônica, irão dividir o mesmo palco. Os preços dos ingressos e os locais de vendas devem ser anunciados nos próximos dias.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião