Brolynho é um dos principais nomes do Fighting Game brasileiro| Foto: Divulgação

Thomas “Brolynho” Proença, o brasileiro mais bem colocado no ranking da Capcom Tour 2016 – liga mundial dedicada aos jogos de luta da desenvolvedora – quando não está estudando os movimentos dos adversários e garantindo os 305 pontos que o colocam como o líder da chave latino americana e o 26º no quadro geral, está estudando as propriedades das rochas com toda a autoridade que o título de mestre em geofísica pela UFRJ lhe confere.

CARREGANDO :)

Embora o carioca de 31 anos, natural de Nova Iguaçu, prefira não traçar paralelos, o mesmo olhar criterioso na busca petróleo ou água subterrânea inerente à profissão pode ser percebido na análise do estilo de jogo de nomes como Keoma (também brasileiro, top 8 na Capcom Cup 2015) e Sakonoko, para aprimorar suas próprias habilidades e se tornar um jogador de Street Fighter, como ele mesmo define, “mais inteligente, que desenvolve um jogo seguro, procurando a melhor forma de reagir aos movimentos do adversário”, reflete.

Publicidade

Toda essa filosofia como atleta é reforçada pelos ensinamentos do Kung Fu Jeet Kune Do, que pratica há cinco anos e se orgulha de dizer que é o estilo criado por Bruce Lee. Em suas palavras: “os ensinamentos me auxiliam na tomada de decisões, bem como na maneira de saber lidar com a questão emocional no decorrer da partida e depois, há sempre uma lição a ser aprendida”, comenta.

E cada uma delas parece ter se convertido em resultados excepcionais na temporada de “Brolynho” – apelido que nasceu da junção do nome do personagem Broly, da série Dragon Ball Z e do mascote Dollynho, de uma marca de refrigerante. O jogador deixou no chão todos os adversários em eventos como o Fight In Rio: Olympia, o Latin America Two, além de um terceiro lugar no Never Give Up, no Chile e um quarto no Jam Festival.

Brooklyn Beatdown 2016

Em um dentre tantos eventos da temporada, no entanto, “Brolynho” protagonizou um feito histórico. Durante o Winner’s Bracket do torneio Brooklyn Beatdown 2016, o brasileiro obliterou, pelo placar de 2x0, Lee “Infiltration” Seon-Woo, atual campeão da EVO 2016 - Evolution Championship Series, disputada em as Vegas, entre os dias 15 a 17 de julho - e primeiro colocado do ranking da Capcom Pro Tour.

Além de notoriedade – e uma vaga na Capcom Cup 2016, disputada nos dias 2 e 3 de dezembro – esses resultados garantiram autoconfiança ao atleta e o desejo de seguir no “caminho do guerreiro”. No principal evento de Fighting Games da atualidade Brolynho alcançou a 25ª colocação enfrentando lutadores do mundo todo. O brasileiro acaba de voltar de um evento no Chile onde alcançou o Top 8 e segue sendo um dos nomes fortes para a temporada do próximo ano. O desafio está lançado, prepare as suas V-skills and FIGHT!

Publicidade

Assista ao vídeo da luta entre Brolynho e Infiltration