Quando a cinebiografia Elvis Não Morreu (1979), estrelada por Kurt Russell e dirigida por John Carpenter (a dupla que também fez parceria em Fuga de Nova Iorque), estreou em Curitiba, no hoje extinto Cine Vitória (onde atualmente fica o Centro de Convenções de Curitiba), uma jovenzinha de 12 anos convenceu o diretor do cinema da época a autorizá-la a pendurar uma faixa, pintada à mão, convocando admiradores do Rei do Rock a organizarem um fã-clube.

CARREGANDO :)

A estratégia deu resultado e, em 1979, meninos e meninas passaram a integrar o CWB Rockin’ Elvis, fã-clube fundado por Luciana Machado, hoje com 41 anos de idade. Com o passar dos anos – e a inevitável passagem da adolescência para a fase adulta –, as atividades do grupo, que chegou a reunir cerca de 400 integrantes de todo o país, ficaram cada vez mais esparsas, chegando a uma quase paralisação.

Eis que, há aproximadamente um ano e meio, Luciana e alguns remanescentes do fã-clube resolveram retomar as atividades, que culminaram com a organização de um evento comemorativo aos 29 anos da morte de Presley, realizado no Memorial de Curitiba em 2006, com a presença de artistas que se dedicam a interpretar os clássicos de Elvis, com direito a respeitosas caracterizações visuais do ídolo.

Publicidade

Se os 29 anos de morte já foram motivo para reunir 350 pessoas, imagine a mobilização mundial que acontece neste ano, em que se lembram as três décadas da morte do Rei (Elvis morreu no dia 16 de agosto de 1977, devido ao uso excessivo de medicamentos controlados). Planejando tudo nos mínimos detalhes há cinco meses, os membros remanescentes do CWB Rockin’ Elvis – atualmente são sete pessoas na direção do grupo, mais outras 40 que participam dos encontros realizados semanalmente – organizaram dois eventos que irão trazer fãs de Elvis Presly de todos os cantos do país a Curitiba.

O primeiro deles acontece neste sábado, dia 7, quando quatro atrações musicais irão relembrar o legado do cantor no palco do Jokers. "O mito persiste e sua música se perpetua. Se pararmos para pensar, 30 anos é um período bastante longo e, mesmo assim, até hoje somos procurados por jovens de 15 a 18 anos, que gostariam de conhecer mais sobre Elvis e sua música", conta Luciana, que continua como uma das coordenadoras do fã-clube.

Com presenças confirmadas de excursões e caravanas de São Paulo, Florianópolis, Porto Alegre e Joinville – fora pessoas de outras cidades e estados, que virão sozinhas –, o primeiro evento do projeto, batizado de Connecting People by Elvis, será focalizado na fase setentista do ídolo, mais conhecida como os anos de Presley em Las Vegas.

"A obra dele é geralmente dividida em três períodos, os anos 50, os 60 e os 70. A primeira fase é marcada pela quebra do sistema, pela ousadia comportamental e pela origem do rock-n-roll. Já os anos 60 são marcados pela solidificação da obra na música e especialmente no cinema. Os anos 70 marcam o auge de Elvis, tanto em relação à qualidade vocal, quanto a seu desempenho nos palcos", explica Luciana.

Para representar este período – o preferido da fundadora do fã-clube –, foi convidado o septeto paulistano Elvis Back, formação do fã-clube de mesmo nome (www.elvisback.com), parceiro do grupo curitibano na empreitada em homenagem ao 30.º aniversário de morte do Rei.

Publicidade

Do Rio Grande do Sul, vem o advogado Di Presley, considerado o melhor cover de Elvis da atualidade, inclusive pela crítica internacional. "Ele tem uma interpretação vocal muito boa. Além disso, não faz cover por dinheiro, mas porque gosta muito do Elvis", ressalta Luciana. De Sorocaba vem o paulista Dalizio Moura e de São José dos Pinhais, um dos integrantes do CWB Rockin’ Elvis, Sérgio Queiroz, faz sua estréia como cover de seu ídolo. O segundo evento do projeto ainda não tem data definida, mas, de acordo com Luciana, deve acontecer no mês de agosto.

* * * * *

Serviço: Connecting People by Elvis – 30 Anos sem Elvis Presley – Show Elvis Las Vegas, com a banda Elvis Back (SP) e os covers Di Presley (RS), Dalizio Moura (SP) e Sérgio Queiroz (PR). Jokers (R. São Francisco, 164). Sábado, dia 7, às 21 horas. Ingressos a R$ 30 e R$ 20 (antecipados). Informações pelo telefone (41) 3324-2351 ou através do e-mail cwbrockinelvis@hotmail.com.