De segunda-feira à noite até a última sexta-feira do mês de março, a cidade de Curitiba vai ganhar cerca de 188 pronúncias diferentes. Dá até para imaginar e achar graça. Que tal "Quirritchibá"? A brincadeira pode ser um bom começo para entrar no clima das duas conferências da ONU que terão sede no Expo Trade Pinhais e já são familiarmente chamadas de COP/MOP.

CARREGANDO :)

Juntas, as reuniões sobre biossegurança e biodiversidade consumirão dois terços do mês de março e trarão para a cidade seis mil visitantes, muitos oriundos de países que ficaram esquecidos nas aulas de Geografia. Não chega a ser uma multidão. Mas dificilmente a maior parte deles vai passar anônima em meio a 1,6 milhão de curitibanos. São secretários de estado, membros de ONGs, todos, de terno ou de toga, militantes do meio ambiente. E ninguém milita com tanta categoria quanto essas tribos, incluindo a dos que botam fogo no circo.

Em comum, todos têm pelo menos uma coisa: querem que temas como a agenda para 2010 ou o desmatamento da Amazônia virem assunto do dia. Promovem workshops, chamam para conversar, tiram estatísticas até da necessaire. Por uns dias, seis mil pessoas vão falar com o mundo a partir do Paraná. É mesmo uma conversa que vai longe.

Publicidade

O que vai ser discutido

Por dentro das conferências

Publicidade

É bom saber

Polêmicas

**Vocabulário

Biodiversidade

Publicidade

Termo usado para denominar conjunto de plantas, animais ou microorganismos vivos do planeta – conjunto próximo de 12 milhões de espécies -, suas variantes e os ecossistemas. O conceito inclui "serviços ambientais", como alimentos, medicamentos, água e ar; "recursos biológicos – objetos de exploração econômica, e "recursos genéticos", patrimônio utilizado pela biotecnologia para melhorar as espécies.

CDB (Convenção sobre Diversidade Biológica)

Recurso legal de defesa da biodiversidade, ratificado por 187 países e um bloco regional (União Européia). Surgiu na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio 92) para definir ações como: movimentação de OVMs entre fronteiras, acesso a recursos genéticos e controle de espécies exóticas invasoras, conservação da diversidade biológica mundial, uso sustentável dos recursos naturais, divisão de benefícios e erradicação da pobreza.

COP 8

Espécie de poder executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). Reúne-se a cada dois anos, durante duas semanas, com a presença de delegações oficiais dos países membros, observadores de países não-parte, representantes de organismos internacionais (incluindo os órgãos das Nações Unidas), cientistas, ONGs, grupos empresariais, lideranças indígenas e imprensa e demais observadores. A pauta é definida nas reuniões anteriores.

Publicidade

MOP 3

Espécie de pequena convenção de países membros do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança, em vigor desde 2003, um dos instrumentos da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) para controlar trânsito entre países de OVMs. Nesta edição, ocupa-se de temas como a rotulagem de produtos transgênicos.

Segmento ministerial

Durante a segunda semana de reunião, é organizado o Segmento Ministerial de Alto Nível (27 e 28 de março, no Estação Convention Center), com a presença de mais de uma centena de ministros de meio ambiente de todos os continentes. Grupo é seleto e funciona como uma câmara de notáveis sobre os assuntos em debate.

Transgênicos

Publicidade

Os organismos geneticamente modificados (OGMs) ganharam impulso nos anos 80, quando a ciência passou a mesclar genes de espécies diversas, desenvolvendo técnicas capazes de melhorar as características das plantas, tornando-as resistentes a pragas e a oscilações do clima. Também se usa a expressão organismos vivos modificados, para plantas que serão usadas para plantio.

**SAIBA MAIS

• Site do evento: www.cop8mop3.com.br

• Ministério do Meio Ambiente: www.mma.gov.br

• Prefeitura de Curitiba: www.curitiba.pr.gov.br (clicar "secretarias e órgãos" e "meio ambiente".

Publicidade

• www.fiepr.org.br/biodivcapital

• Para fazer dowload de guias dos eventos: www.cdb.gov.br.

Fonte: Ministério de Meio Ambiente; Curso COP/MOP para jornalistas, fevereiro de 2006.

Veja também
  • Na torcida por algo surpreendente
  • A semente modificada da discórdia