• Carregando...
Confira os indicados nas principais categorias do Oscar |
Confira os indicados nas principais categorias do Oscar| Foto:
  • A atriz Anne Hathaway e o presidente da Academia, Tom Sherak, anunciam os indicados a melhor ator
  • Guerra ao Terror: nove indicações, entre elas melhor filme e direção

Dois extremos da indústria cinematográfica vão brigar, estatueta a estatueta, pelo Oscar 2010. De um lado do ringue, o dos blockbusters peso-pesados, a aventura de ficção científica Avatar. Do outro, o das produções independentes de baixo orçamento, o nem um pouco leve drama sobre o conflito no Iraque Guerra ao Terror. Ambos receberam ontem, em Los Angeles, nove indicações ao Oscar, incluindo melhor filme e direção, liderando a competição pelo prêmio mais importante do cinema mundial.

O irônico nessa disputa é que a diretora de Guerra ao Terror, Ka­­­thryn Bigelow, e o autor de Ava­­­tar, James Cameron, já foram ma­­­rido e mulher. Eles disputam o prêmio de direção com Quentin Tarantino (Bastardos Inglórios), Lee Daniels (Preciosa) e Jason Reitman (Amor sem Escalas).

Outros filmes entre os dez indicados a melhor filme in­­­cluem Amor sem Escalas, Um Sonho Possível, Preciosa, Dis­­trito 9, Um Homem Sério, Bastardos Inglórios, Educação e a animação Up – Altas Aventuras. É o primeiro ano que tantos títulos disputam a categoria principal.

Inesperado

Uma das maiores surpresas entre os indicados foi a inclusão da ficção científica Distrito 9, do sul-africano Neill Blomkamp, que concorre em três outras categorias: roteiro adaptado, edição e efeitos visuais. Também inesperada foi a indicação a melhor filme do drama esportivo Um Sonho Possível, de John Lee Hancock. Quem se beneficia, nesse caso, é Sandra Bullock, que consolida sua posição de favorita ao Oscar de melhor atriz. Suas concorrentes são: Meryl Streep (Julie & Julia), Carey Mulligan (Educação), Helen Mirren (The Last Station) e Gabou­­rey Sidibe (Preciosa).

Se a jovem Gabourey tem pou­­­cas chances de faturar o prêmio, sua mãe em Preciosa, a co­­­me­­­­diante Mo’nique, é a mais cotada para receber a estatueta de me­­­­lhor atriz coadjuvante. Ela, que venceu os principais prê­­­­mios da crítica, concorre com Penélope Cruz (Nine), Anna Ken­­­drick e Vera Farmiga (Amor sem Escalas) e Maggie Gyllenhaal (Cra­­­zy Heart).

Zebra inesperada na sua categoria, Maggie contracena em Cra­­­­­­zy Heart com o franco favorito a melhor ator, o veterano Jeff Bridges, indicado pela quinta vez ao prêmio da Academia, desta vez por seu elogiado desempenho como um cantor country decadente em busca de redenção. Seu principal concorrente é George Clooney, indicado por Amor sem Escalas. Completam a lista Morgan Freeman (Invictus), Colin Firth (A Single Man) e a revelação Jeremy Renner, de Guerra ao Terror.

Segundo filme com maior nú­­­mero de indicações, oito ao to­­­­do, Bastardos Inglórios tem grandes chances de dar ao austríaco Christoph Waltz, já premiado pe­­­lo Festival de Cannes, Globo de Ouro e Sindicato dos Ato­­­­res, o Oscar de melhor ator coadjuvante. Seu trabalho como o oficial nazista Hans Landa é um dos pontos altos do ótimo longa de Ta­­rantino e é uma das quase certezas deste ano. Com ele concorrem Stanley Tucci (Um Olhar no Pa­­­raíso), Christopher Plum­­­mer (The Last Station), Matt Damon (Invictus) e Woody Har­­­relson (O Men­­­­­sageiro).

Latinos-americanos

Salve Geral, drama policial de Sér­­­gio Rezende que disputava uma vaga entre os indicados a melhor filme estrangeiro, ficou de fora. Dois outros longas-metragens latino-americanos, contudo, ficaram entre os cinco finalistas: o peruano A Teta Assustada. de Claudia Llosa (Urso de Ouro no Festival de Berlim 2009), e o ar­­­gentino O Segredo dos Seus Olhos, de Juan José Campanella, já indicado uma vez pelo sucesso internacional de bilheteria O Filho da Noiva.

Completam a lista o elogiado O Profeta, da França, e o teoricamente favorito, A Fita Branca, do alemão Michael Haneke, Palma de Ouro no Festival de Cannes do ano passado. Como a categoria de filme estrangeiro costuma reservar surpresas de última hora, qualquer um dos cinco longas pode sair premiado da festa, que acontece no dia 7 de março no Kodak Theatre, em Los Angeles, e será apresentada por Steve Martin e Alec Baldwin.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]