Quatro longas deixam as salas de cinema de Curitiba nesta sexta-feira (23). Se três deles ficaram muitas semanas em cartaz e tiveram relativo sucesso de público e bilheteria, apenas um não resistiu a uma semana de exibição nos cinemas da cidade.
Uma odisséia inteiramente filmada no Paraná. Tendo esse fato como principal característica, o filme "O Preço da Paz" conta a história de um importante e conturbado período da política nacional, a Revolução Federalista. No fim do século 19, o então presidente Floriano Peixoto fecha o Congresso Nacional e o reabre apenas quando obtém maioria favorável à sua política vigente. Um grupo do Rio Grande do Sul, que ficaria conhecido como "Maragatos", não aceita a medida e parte rumo ao Rio de Janeiro com a intenção de depor o presidente. Os idealistas gaúchos se degladiam em sangrentas batalhas com os "pica-paus", como ficaram conhecidas as tropas florianistas. Passam pelos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e chegam ao Paraná, onde um importante ato do Barão do Serro Azul, figura histórica paranaense, salva a capital Curitiba da destruição iminente. O elenco conta com nomes como o do ator curitibano Herson Capri, Giulia Gam, José de Abreu e Lima Duarte.
Para quem gosta de uma boa comédia, "Tudo Acontece em Elizabethtown" traz a história de Drew Bailor, um jovem que perde o emprego, a namorada e o pai quase que simultâneamente. Apesar de pensar no suicídio, o rapaz ainda deve comparecer ao funeral, na pequena cidade de Elizabethtown. Durante a viagem, sua vida toma rumos inesperados, em uma história cômica, regada a muito romance. O elenco conta com Orlando Bloom, Kirsten Dunst, Alec Baldwin, Susan Sarandon e Jéssica Biel.
Inspirado na história verídica de Domino Harvey, filha do ator Lawrence Harvey com a ex-modelo Sophye Wyn, "Domino A Caçadora de Recompensas" narra a trajetória da garota rica que abriu mão do glamour da alta sociedade de Beverly Hills para ganhar a vida como matadora de aluguel, enfrentando traficantes, ladrões e assassinos em troca de gordas recompensas. A atriz Keira Knightley vive a protagonista e contracena, entre outros, com Mickey Rourke. A verdadeira Domino Harvey vendeu os direitos da adaptação de sua vida para o cinema em 1995, por US$ 350 mil. Ela morreu em 27 de junho deste ano, após ter sido encontrada inconsciente na banheira de sua casa em Los Angeles, vítima de uma overdose acidental de Fentanyl (remédio para aliviar dor).
Indicado ao Oscar, "Camelos também Choram" é um documentário produzido entre Mongólia e Alemanha, que traz a história de uma família de pastores nômades que vivem no Deserto de Gobi, Sul da Mongólia. Lá, uma camela rejeita um dos seus filhotes, que é albino. Com a vida da jovem cria correndo perigo, os pastores enviam os seus filhos para um lugar onde há muita água. Neste local vive um músico, que pode salvar a vida do filhote, fazendo com que a fêmea o aceite.
Deixe sua opinião