• Carregando...
Retrato de Rio Apa feito por Alexandre Mazzo: força e emoção | Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo
Retrato de Rio Apa feito por Alexandre Mazzo: força e emoção| Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo

Serviço

2º Congresso e Feira FotoInnovation

Até amanhã, a partir das 8h30, no Espaço Torres (R. Pergentina Silva Soares, 159), (41) 3045-6999. Mais informações no site www.fotoinnovation.com.br.

Até amanhã, profissionais, aficionados e curiosos pela fotografia se encontram no Espaço Torres, onde está sendo realizada a segunda edição do congresso FotoInnovation – que este ano terá 17 palestras e cinco workshops com alguns dos mais importantes nomes da fotografia brasileira.

Nesta terça-feira, às 10 horas, Alexandre Mazzo, editor de fotografia da Gazeta do Povo, apresenta a palestra "Um Olhar sobre o Retrato Fotográfico". Filiado à Agência Estado, com trabalhos publicados por revistas, como Veja e Forbes, premiado pela publicação alemã Archive e autor de dois livros, Mazzo passou pelos jornais Jornal de Londrina e Folha de Londrina antes de se tornar fotógrafo especial em Curitiba.

"Vou mostrar alguns trabalhos de 2011 e 2012, em preto e branco, que se configuram como um resgate pessoal como retratista", adianta Alexandre Mazzo. "Montei a palestra pensando em provocar nos fotógrafos um questionamento sobre o retrato, uma modalidade que tem caído no esquecimento nos últimos anos. Quando a gente começa a fotografar, sempre faz retratos, e eu pretendo mostrar que é possível transmitir muita força e emoção com esse tipo de foto. Um retrato, com toda a sua simplicidade, pode ser muito rico e intrigante, como os que fizemos para a série ‘Sobreviventes do Holocausto’ [publicada pela Gazeta do Povo em agosto do ano passado]. Com este trabalho, Mazzo foi finalista do prêmio concedido pela Fundação Conrado Wessel, um dos mais importantes do país.

O palestrante também destacou a importância do evento para o mercado fotográfico: "É fantástico você poder ter um evento como este em Curitiba, pelo segundo ano consecutivo, com alguns dos maiores profissionais do país. Isso só fortalece o mercado de fotografia daqui, que, desde o fim da Bienal de Fotografia, não tinha muita visibilidade. É um grande projeto do [fotógrafo José Luiz] Karam".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]